Banho em praia imprópria oferece risco de viroses e outras doenças

COMPARTILHE
Por: Array / R7  Data: 12/01/2019 às 08:25
Fonte de Imagem: Pixabay

A infectologista Lucy Vasconcelos, da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), explica quais são as doenças mais comuns e como preveni-las.

Praia imprópria oferece risco de quais doenças? Segundo a infectologista Lucy Vasconcelos, da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), há riscos de contrair hepatite A, gastroenterites, verminoses, parasitoses, dermatites alérgicas e infecciosas e larva migrans cutânea, conhecida como bicho geográfico.

Qual a doença mais comum transmitida por meio de mar poluído? As mais comuns são as gastroenterites, que podem ser causadas por bactérias ou protozoários, como as amebas, ou por vírus, como o rotavírus e o norovírus. Esses micro-organismos entram no corpo em contato com a água contaminada e pode desencadear vômito, diarreia, cólicas, febre e até sangue nas fezes.

Se uma pessoa entrou no mar e só depois notou que o mar estava impróprio. O que ela pode fazer para se proteger? É preciso ao menos tomar banho com água doce ou lavar bem as mãos, além de ingerir bastante água, segundo a médica.

O que é mais arriscado: o contato da pele com a água ou ingerir a água, acidentalmente? “Sem dúvida, ingerir a água acidentalmente, pois é mais comum e traz mais riscos. Isso porque ao tomar banho de mar, há uma grande chance de ingestão acidental da água. Se ela estiver contaminada, a incidência de gastroenterites agudas, especialmente as bacterianas e virais, aumenta. Além de ser potencialmente grave, podem atingir um grande número de banhistas.

Fazer xixi no mar pode levar à transmissão de doenças? A urina normalmente é estéril, ou seja, não transmite doenças. Já as fezes são essencialmente contaminadas. “Não se deve defecar na praia”, afirma a infectologista.

Caminhar na orla de um mar poluído faz mal à saúde? Não. “Apenas caminhar na orla não oferece risco à saúde, mas, se preferir, pode usar calçado adequado para evitar o contato direto dos pés com o ambiente”, explica a médica.

E brincar na areia de uma praia imprópria, coloca a criança em risco de doenças? Sim. “Isso porque é comum que elas ingiram água e tenham contato com a areia”, afirma a médica. Segundo ela, como o organismo de uma criança é mais frágil, pode se contaminar com mais facilidade.

Existe perigo em sentar de biquíni diretamente na areia? Sim, existe risco de contrair doenças de pele, se a areia estiver contaminada. Aconselha-se o uso de uma toalha ou canga para sentar-se na areia.

Tomar ducha depois de entrar em água imprópria faz alguma diferença? A água doce sem sabão faz pouca diferença na prevenção de doenças, de acordo com a infectologista.