A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, localizada na Rua D’Ajuda, no Centro Histórico de Salvador (BA), foi arrombada e teve pertences roubados. Entre eles, as hóstias que estavam em duas âmbulas (objetos dourados).
Segundo informações da Arquidiocese de Salvador, o arrombamento aconteceu na madrugada do último domingo (14). O sacrário da igreja também foi arrombado.
Além das âmbulas, também foram roubados objetos em prata: quatro castiçais grandes, dois castiçais pequenos, três vasos grandes, três vasos pequenos, um vaso tulipa; além de 30 camisas do Senhor Bom Jesus dos Passos e a quantia de R$ 150.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial, onde também foi solicitado o Exame Pericial de Danos Materiais.
Por causa do roubo, a igreja prepara um “ato de desagravo”, que deve ser divulgado nos próximos dias.
A Igreja Da Ajuda tem valor simbólico e histórico para a cidade. Foi a primeira construída entre os muros da cidade de Salvador. Sua construção atual data do ano de 1912, mas sua primeira sede, a Igreja Primitiva, data de 1549, erguida pelo Padre Manoel da Nóbrega e outros Jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo.
O templo guarda relíquias como a imagem do altar principal, de Nossa Senhora d’Ajuda, que teria sido trazida de Portugal pela esquadra de Tomé de Souza em 1549. Na parede esquerda da igreja encontra-se o púlpito onde o Padre Antônio Vieira proferiu seus memoráveis sermões. Na parte mais alta da igreja, também aberta ao público, há um grande Vitral francês todo colorido com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, uma das grandes surpresas desta construção.