Ícone do site AlagoasWeb

Baixos níveis de magnésio aumentam risco de doenças

Você sabe por que uma dieta rica em magnésio é tão importante para nossa saúde? Por que ela reduz o risco de danos ao DNA e de doenças degenerativas crônicas.

O magnésio ajuda o corpo a produzir energia, formar dentes e ossos, regular o açúcar no sangue e a pressão arterial e garante que o coração, os músculos e os rins funcionem corretamente.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Baixos níveis de magnésio aumentam risco de doenças

Assim, é de se esperar que a falta de magnésio esteja associada a diversas condições de saúde.

Foi o que demonstrou agora a equipe do Dr. Varinderpal Dhillon, da Universidade do Sul da Austrália, que analisaram amostras de sangue de 172 adultos de meia-idade. Os exames revelaram uma forte ligação entre baixos níveis de magnésio no sangue (menos que 18 mg/L) e altas quantidades de um aminoácido genotóxico (que causa danos ao DNA) chamado homocisteína.

Essa combinação tóxica danifica os genes do corpo, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças como Alzheimer Parkinson, doenças gastrointestinais, diversos tipos de câncer e diabetes.

Fontes de magnésio
O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo humano. Mais de 600 enzimas o requerem como cofator e quase 200 o requerem para ativar processos críticos no corpo.

Grãos integrais, vegetais de folhas verde-escuras, nozes, feijões e chocolate amargo são alimentos ricos em magnésio, e podem evitar a deficiência do elemento.

“O próximo passo será determinar a ingestão alimentar ideal de magnésio, seja por meio de alimentos ou suplementos, e como isso pode impactar o início ou a progressão do câncer e de outras doenças crônicas,” disse o professor Michael Fenech.

Sair da versão mobile