Auxílio Gás 2022 começa em 15 dias. Veja o calendário

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 04/01/2022 às 06:05
Fonte de Imagem: Ilustração

Quem ainda não sabe, o Auxílio Gás, trata-se de um programa sancionado pelo presidente da república em novembro do ano passado cujo intuito é auxiliar famílias na compra do botijão de gás, frente aos altos preços do produto atualmente. 

O programa irá conceder pagamentos bimestrais no valor correspondente à metade do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg, o que dá algo em torno de R$ 52. A distribuição auxílio gás começará em breve junto aos repasses do Auxílio Brasil, no próximo dia 18 de janeiro. 

Conforme a estimativa, cerca de 5,5 milhões de famílias serão beneficiadas neste mês de janeiro, apesar das regras do programa elegerem mais famílias.

Ademais, segundo o Ministério da Cidadania cerca de 108 mil famílias atingidas pelas fortes chuvas no estado de Minas Gerais e da Bahia serão contempladas pelo benefício. Este grupo já vem recebendo desde a última segunda-feira (27).

Regras do Auxílio gás 

Os pagamentos do programa em 2022, serão prioritários às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam recebendo monitoramento e beneficiários do Auxílio Brasil, ainda sim, também tem direito ao programa os seguintes perfis: 

  • Famílias inscritas no cadúnico com renda familiar de até meio salário mínimo por cabeça; 
  • Famílias cuja mulher é a provedora; 
  • Famílias integradas por algum beneficiário do BPC/Loas. 

Calendário de pagamentos 

Os repasses do auxílio gás serão realizados pelo aplicativo Caixa Tem, conforme um calendário estipulado. O cronograma considera como o final do Número de Identificação Social (NIS). Confira: 

NIS final 1Recebem dia 18 de janeiro
NIS final 2Recebem dia 19 de janeiro
NIS final 3Recebem dia 20 de janeiro
NIS final 4Recebem dia 21 de janeiro
NIS final 5Recebem dia 22 de janeiro
NIS final 6Recebem dia 23 de janeiro
NIS final 7Recebem dia 24 de janeiro
NIS final 8Recebem dia 25 de janeiro
NIS final 9Recebem dia 26 de janeiro
NIS final 10Recebem dia 27 de janeiro