Ícone do site AlagoasWeb

Assembleia Legislativa empossa deputados estaduais eleitos em 2022

ALE

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a cerimônia de posse dos 27 deputados estaduais eleitos em 2022. A sessão solene foi comandada pelo deputado Marcelo Victor (MDB), atual presidente da Casa. Após a chamada dos deputados e a execução do hino nacional, o decano da Casa com oito mandatos, deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), proferiu, em nome de todos os eleitos, o juramento com o “compromisso de desempenhar fielmente o mandato conferido, guardar a Constituição Federal e a do Estado, além de sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

A renovação do Legislativo estadual para a 20ª Legislatura (2023-2027) é de 40%. A bancada feminina no Poder será representada pelas deputadas: Carla Dantas (MDB), Cibele Moura (MDB), Fátima Canuto (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Gabi Gonçalves (PP) e Rose Davino (PP). Desde 1934, quando Lily Lages foi eleita a primeira deputada estadual de Alagoas, a Assembleia Legislativa alcança, neste ano, uma marca histórica de seis deputadas eleitas.

Publicidade

Além de Carla Dantas, Gabi Gonçalves e Rose Davino, estreiam no Legislativo os deputados: Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Delegado Leonam (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil) e Remi Calheiros (MDB).

Renovam seus mandatos, além de Cibele Moura, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, os deputados: Antonio Albuquerque (Republicanos), Breno Albuquerque (MDB), Bruno Toledo (MDB), Cabo Bebeto (PL), Dudu Ronalsa (MDB), Francisco Tenório (PP), Gilvan Barros Filho (MDB), Inácio Loiola (MDB), Marcelo Victor (MDB), Marcos Barbosa (Avante), Ricardo Nezinho (MDB), Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Canelo (PV).

Na composição partidária, o MDB tem a maior bancada (14 deputados), seguido por PP (quatro deputados), União Brasil (três deputados), Republicanos (dois deputados), Avante (um deputado), PL (um deputado), PT (um deputado) e PV (um deputado).

Ao final da sessão, o deputado Marcelo Victor registrou o sentimento de alegria e parabenizou todos os eleitos e reeleitos. O presidente também agradeceu a presença dos desembargadores, prefeitos, vereadores, secretários e dos familiares dos deputados. “Com isso se encerra o último capítulo da eleição passada. Agora temos o Poder Legislativo constituído com seus representantes, com o compromisso de defender a lei e a Constituição, trabalhar pela harmonia e fazer com que Alagoas continue no caminho do desenvolvimento, ao lado do Poder Judiciário e do Poder Executivo”, destacou.

Além do presidente da Casa, Marcelo Victor, a mesa de honra da sessão foi composta pelos deputados Francisco Tenório e Ricardo Nezinho, respectivamente 1º e 2º secretários; pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho; pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo; pela prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); e pelo presidente da OAB/AL, Vagner Paes.

Sair da versão mobile