As estatísticas mostram que cada vez mais é maior o interesse de jovens brasileiros em mudarem-se para Portugal

COMPARTILHE
Por: Divulgação  Data: 28/02/2020 às 08:48
Fonte de Imagem:

Nos últimos anos, o número de brasileiros que decidiram mudar-se para Portugal aumentou drasticamente, fazendo com que as passadas tradições do século XVIII, se mostrem, mais uma vez, atuais. Tornou-se novamente comum, entre os jovens brasileiros, a mudança para a Europa e conhecer o velho continente. E cada vez é mais claro o porquê de tantos brasileiros na faixa dos 20 anos escolherem Portugal como destino.

Os dados recolhidos pela empresa Imovirtual demonstram que esse aumento se traduz na procura por moradias no território lusitano. As informações demonstram que quase 30% de todos os que visitam o website à procura de habitação (temporária ou permanente) possuem entre 25 a 34 anos, e, em 2019 em comparação com o ano de 2018, registou-se um aumento de 26% no número de visitantes.

Desde a recente recuperação económica ao desejável mercado do investimento imobiliário, a cultura familiar, ainda que estrangeira, rica em gostos similares aos brasileiros, mas ao mesmo tempo desconhecidos e, claro, a ausência da barreira linguística, Portugal possui atualmente a quarta maior população de brasileiros fora da América do Sul.

Um dos maiores incentivos que Portugal tem para oferecer aos investidores e imigrantes é o inovador sistema dos “Vistos Gold”. Uma iniciativa do governo criada após a queda do mercado imobiliário em 2008, que envolve a concessão de autorizações de residência que podem culminar na oferta de residência permanente no país a quem adquirir propriedades avaliadas em 500.000 € ou mais. Este esquema tem sido um enorme sucesso para os que sempre quiseram e tinham condições para se mudar para Portugal e também para o governo português, já que o mercado imobiliário proporciona um ótimo retorno.

O esquema dos Vistos Gold não é o único incentivo que atraiu centenas de milhares de brasileiros ao país. Existem, literalmente, centenas de razões pelas quais estes jovens brasileiros procuram uma oportunidade de se estabelecer na Europa, como por exemplo: Portugal tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, é um dos países mais seguros da Europa, e quando se trata de situações políticas, é incrivelmente mais estável e menos corrupto quando comparado com o Brasil.

A cidadania europeia é outro dos fatores apelativo, pois é lucrativa e traz uma infinidade de benefícios associados à cooperação entre os países do bloco europeu, possibilitando um mundo de facilidades no velho continente. Como a maioria da população brasileira possui ascendência europeia, é elegível para se candidatar à cidadania europeia. Em São Paulo, por exemplo, com uma grande população de brasileiros historicamente com ascendência italiana, faz com que o contingente de pedidos de cidadania italiana seja muito elevado, e, uma vez garantida, permite viajar, trabalhar e viver livremente em todos os países do espaço Schengen.

Além disto, é quase retórico explicar que Portugal oferece diversos outros benefícios, desde as suas infraestruturas até à sua arquitetura centenária, mostrando que não é segredo o porquê de ser considerado um dos destinos mais disputados entre os brasileiros.