Quanta dor um ser humano pode chegar a suportar? A ciência já descobriu que a dor pode até desaparecer com o apetite, e que homens e mulheres sentem dor de forma diferente. Os especialistas já chegaram até mesmo a desenvolver um novo tratamento contra dor crônica. Com isso em mente, separamos as piores dores do mundo.
Neuralgia do trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto. É uma das condições mais dolorosas conhecidas, e os pacientes costumam relatar dor extrema, esporádica e repentina em queimação ou sensação de choque elétrico no rosto, incluindo olhos, lábios, couro cabeludo, nariz, mandíbula superior, testa e mandíbula inferior.
Endometriose
A endometriose acontece através de uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. A condição é responsável por dores fortes e incapacitantes, e costuma acontecer durante ou após a relação sexual ou durante a ida ao banheiro.
Fratura óssea
A fratura óssea acontece quando o osso se quebra, e o tipo de fratura pode ser classificado com base nas causas ou, ainda, no tipo de lesão envolvida. Uma fratura pode ser completa ou parcial, e as causas incluem trauma, uso excessivo e doenças que enfraquecem os ossos. Além da dor intensa, também pode haver perda de funcionalidade, dependendo da área afetada.
Ciática
Ciática é o nome dado para a dor que o paciente sente ao longo de seus nervos ciáticos, responsáveis pela sensibilidade e o controle de diversos músculos dos membros. O nervo ciático é o nervo mais longo do corpo, indo dos quadris aos pés. Quando o nervo é pressionado ou irritado, pode causar dor, que irradia da coluna lombar inferior. Além do desconforto, a condição também vem acompanhada de formigamento e fraqueza, e pode até ser debilitante, impedindo o movimento.
Pedras nos rins
Os cálculos renais também desencadeiam uma das piores dores do mundo. A formação acontece quando há uma diminuição no volume de urina ou um excesso de componentes formadores de cálculos na urina. Uma pedra nos rins pode não causar nenhum sintoma, a menos que se mova dentro do rim e desça no ureter. Dor intensa pode ocorrer na lateral e nas costas, abaixo das costelas, e pode irradiar para a parte inferior do abdômen e região da virilha.
Fonte: News Medical, Health US News