Um homem de 55 anos, foi socorrido às pressas, na manhã desta quinta-feira, dia 27, após ser picado por cobra jararaca na Fazenda Varela, localizada na zona rural do município de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas.
A vítima, identificada como Francisco João da Silva, foi picada no pé, e o membro apresentou um inchaço significativo. O homem foi levado por familiares até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos, onde recebeu os primeiros cuidados médicos.
Picado por cobra em São Miguel dos Campos
Devido à gravidade da picada e à necessidade de tratamento especializado, a equipe médica decidiu que o paciente será transferido para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em Maceió. O hospital é referência no atendimento a casos de envenenamento por animais peçonhentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe da base descentralizada de São Miguel vai realizar a transferência do paciente para capital. A reportagem do AlagoasWeb não recebeu informações sobre as condições que aconteceu o incidente.
Picado por cobra em São Miguel dos Campos
A jararaca (nome científico: Bothrops jararaca), é conhecida como a maior causadora de acidentes com cobras do Brasil. A serpente é responsável por quase 70% dos casos de picadas de cobras registradas no país.
O veneno dessa serpente pode causar reações perigosas e, em casos extremos, levar à morte.
A jararaca-da-mata, como também é conhecida, é uma serpente que chega a medir até 1,6m, ela é encontrada em várias partes do Brasil, entretanto, os registrados mais frequentes da presença do animal são da Bahia até o Rio Grande do Sul.
A jararaca é de cor marrom com manchas triangulares escuras, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem. Ela vive em ambiente preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos, onde também se alimenta de rato e sapos. Dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas, e gosta de tomar sol pós chuva.
Também conhecida como jararaca-do-campo e jararaca-preguiçosa, essa espécie de serpente é perigosa. Ela ataca (dá o bote) diante de qualquer tipo de aproximação, seja humana ou animal.