Um vovô de 84 anos está prestes a se formar em Engenharia de Processos e Gestão Industrial na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, BUAP, no México.
Felipe Espinosa Tecuapetia, Dom Felipe, voltou a estudar aos 79 anos e ser tornou o candidato mais velho no processo seletivo da universidade.
Agora, depois que tomou gosto pelos estudos, não pretende parar e quer continuar estudando.
Vida sofrida
Dom Felipe conseguiu realizar o sonho de entrar numa universidade em 2016, mas antes disso, a vida não foi fácil.
Ele trabalhou como agricultor, foi para o exército, vendeu frutas e verduras na Central de Abasto e nos mercados de Tepeaca e Cholula, em Puebla.
No começo da universidade, ele frequentava as aulas presencialmente, mas com a pandemia teve que se adaptar ao curso online.
E você pensa que ele desistiu? Não só se acostumou como disse que a tecnologia não foi empecilho para ele.
“Você tem que fazer ele querer, como dizem. Se você é um macaco velho tem que combinar com os mais novos. A superação do humano está na mente, a mente é uma coisa muito grande ”.
Além disso, Dom Felipe mencionou que os anos de estudos na BUAP foram para ele uma excelente experiência:
“Hoje estamos aqui e não tenho escolha senão agradecer a todos, principalmente ao reitor. É muito bom. São memórias diferentes, pensamentos diferentes”.
Nada de parar
O universitário da terceira idade não pensa em parar.
“Claro, se você puder. O que está me impedindo? Ouço bem, vejo bem, raciocino bem, não tenho a mente vazia. O estudo é ótimo: você estuda para melhorar, para uma vida melhor. Nada vai me impedir, farei meu pedido para continuar estudando ”.