Ícone do site AlagoasWeb

Apenas um cigarro tira 20 minutos da sua expectativa de vida

Fumar um maço (ou seja, 20 cigarros) equivale a quase sete horas de vida perdidas

No último domingo (29), uma nova pesquisa da University College London revelou que apenas um cigarro tira 20 minutos da expectativa de vida de uma pessoa. A boa notícia é que parar de fumar pode ajudar a atenuar esse efeito: largar o cigarro por uma semana pode representar um dia a mais de vida.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Apenas um cigarro tira 20 minutos da sua expectativa de vida

A pesquisa foi encomendada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, e mostra que fumar é mais prejudicial do que se pensava — antes, os estudos sugeriam que representava uma redução de 11 minutos na expectativa de vida.

Se a essa altura você estiver tentando calcular, a gente facilita: fumar um maço (ou seja, 20 cigarros) equivale a quase sete horas de vida perdidas.

Mas se você parar de fumar nesta sexta (3), até 21 de fevereiro poderá recuperar uma semana de vida e, até o final do ano, poderá evitar perder 50 dias de vida.

“Fumar corrói principalmente os anos médios relativamente saudáveis ​​em vez de encurtar o período no final da vida, que é frequentemente marcado por doença crônica ou incapacidade. Portanto, um fumante de 60 anos normalmente terá o perfil de saúde de um não fumante de 70 anos”, diz o estudo.

Mas os próprios pesquisadores econhecem que o dano causado não será o mesmo para cada cigarro fumado ao longo da vida. “Os riscos à saúde do tabagismo não são lineares e não basta apenas reduzir o consumo – parar totalmente é necessário para atingir os benefícios máximos para a saúde e a vida”, acrescenta a equipe.

As descobertas estão disponíveis na revista científica Addiction.

Como parar de fumar
Um estudo já descobriu que o momento ideal parar de fumar é antes da pessoa completar 35 anos, porque até essa idade, os efeitos do cigarro e da nicotina impactam pouco as taxas de mortalidade.

Na ocasião, os autores apontaram que “parar de fumar, especialmente em idades mais jovens, foi relacionado a reduções substanciais no excesso relativo de mortalidade associado ao tabagismo contínuo”.

Felizmente, a tecnologia pode te ajudar a parar de fumar: apps como o Quitnow!, Flamy e O Meu Último Cigarro ajudam a organizar melhor as metas para quem quer deixar o cigarro e aumentar a expectativa de vida.

Sair da versão mobile