Anvisa suspende venda de produto para modelar tranças suspeito de provocar intoxicação ocular

COMPARTILHE !!
Por: Anvisa  Data: 10/01/2023 às 10:12
Imagem: Reprodução

Foi publicada na sexta-feira, dia 6, a Resolução – RE 57, da mesma data, que determina a suspensão da comercialização, fabricação, uso, propaganda e publicidade, assim como o recolhimento de todos os produtos (todos os lotes) fabricados pela empresa MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09, especialmente a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, fabricada pela empresa MICROFARMA e distribuída pelo INSTITUTO CASSULINHA CABELOS COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA., CNPJ 39.748.972/0001-02.  

A medida foi tomada em razão de a empresa fabricante não estar devidamente regularizada para a fabricação desses produtos e também devido aos casos de eventos adversos relacionados ao uso da pomada para modelar e trançar cabelos, encaminhados pelo órgão de vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro. 

Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação. 

É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018. 

Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta nº 07, relacionado a esse tipo de cosmético. É importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e advertências contidas nos rótulos dos produtos. 

O que fazer se tiver adquirido o produto 

Caso você tenha adquirido a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, não faça uso do produto e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.    

Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente. 

Quem fez uso recente da pomada deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você. 

A recomendação para quem tiver em sua residência ou estabelecimento outros produtos fabricados pela MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09, é de que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a empresa deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.