Ícone do site AlagoasWeb

Anvisa proíbe mais de 140 chás e remédios para emagrecer; veja lista

Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com mais de 140 chás e medicamentos que prometem emagrecer. A decisão foi tomada após a morte de uma enfermeira no último mês por conta de uma hepatite fulminante causada por cápsulas emagrecedoras.  

Outro caso que chamou muita atenção das autoridades e sociedade é a morte da cantora Paulinha Abelha, que fazia parte da banda ‘Calcinha Preta’. De acordo com o laudo médico, a morte da artista de 43 anos foi causada por meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite. 

Publicidade

As causas dos problemas seguem sendo investigadas, mas especula-se que o uso de substâncias emagrecedoras tenha agravado o caso da cantora. Em entrevista ao ‘Fantástico’, da TV Globo, o marido de Paulinha relatou que ela fazia uso dos medicamentos.  

No documento em que lista os medicamentos e chás proibidos, a Anvisa aponta que qualquer produto que faça alegações terapêuticas precisa de autorização prévia do órgão. Além disso, a Anvisa apontou que “por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria (sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros)”.  

No entanto, segundo o programa de TV, é possível encontrar diversos remédios para emagrecer listados pela Anvisa em plataformas de compra, como Shopee e Mercado Livre. A agência de saúde afirmou que está fiscalizando os anúncios destes medicamentos para pedir a exclusão de sua comercialização.  

Confira a lista completa dos remédios para emagrecer proibidos pela Anvisa:  

Sair da versão mobile