Anadia: Ex-prefeito pode ter causado prejuízo milionário e atual gestor é acusado de nepotismo

Redação / AlagoasWeb com agências 29/07/2025

Município possui uma população de pouco mais de 13 mil habitantes

Anadia: Ex-prefeito pode ter causado prejuízo milionário e atual gestor é acusado de nepotismo
Anadia: Ex-prefeito pode ter causado prejuízo milionário e atual gestor é acusado de nepotismo (na imagem, o atual prefeito Victo e Celino)

A Prefeitura de Anadia, no interior de Alagoas, está no centro de duas investigações envolvendo possíveis irregularidades administrativas. O ex-prefeito Celino Rocha é acusado de não repassar contribuições previdenciárias obrigatórias ao governo federal, enquanto o atual prefeito, Victor Rocha — seu genro —, enfrenta denúncias de nepotismo.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Anadia: Ex-prefeito pode ter causado prejuízo milionário e atual gestor é acusado de nepotismo

Segundo a Receita Federal, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, durante a gestão de Celino, a prefeitura deixou de repassar contribuições do PIS/Pasep. A dívida gerada, somando multas e juros, ultrapassa R$ 6 milhões.

O caso foi classificado como uma infração grave às leis fiscais e trabalhistas e pode resultar na devolução dos valores aos cofres públicos.

A auditoria foi enviada ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), que analisam a possível abertura de inquérito civil e a responsabilização do ex-prefeito por prejuízo ao erário e violação dos princípios da administração pública.

Veja também: Anadia recebe mais de R$ 670 mil para pavimentação e drenagem na zona rural

Paralelamente, o atual prefeito Victor Rocha é alvo de denúncias por nepotismo. Ele é acusado de nomear vários familiares em cargos estratégicos da prefeitura, incluindo o próprio Celino Rocha, que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Governo.

Além disso, o MPAL investiga a contratação de servidores temporários sem concurso público, o que pode indicar favorecimento político e pessoal dentro da gestão municipal.

As investigações seguem em andamento, e as instituições responsáveis ainda não divulgaram prazos para a conclusão dos processos. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os envolvidos podem responder por improbidade administrativa e outras sanções legais.

Até o momento, nenhum dos dois politicos se pronunciaram oficialmente sofre as denuncias.

De acordo com Censo de 2022, realizado pelo IBGE, Anadia possui uma população de 13.811 habitantes.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com