Ícone do site AlagoasWeb

Alunos dos Anos Finais da Rede Pública de São Miguel dos Campos realizam formação sobre Empreendedorismo e Inovação

Acompanhados pelo Setor Socioassistencial da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, os alunos dos Grêmios Estudantis das Escolas Ana Neri Malheiro de Oliveira, Iramilton Leite, José Marcos da Rocha, Luzinete e Lindalva Jatobá e Mário Soares Palmeira realizaram no último dia 02 de fevereiro de 2024, a formação sobre a importância da participação da juventude na construção de projetos inovadores à sociedade miguelense.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Alunos dos Anos Finais da Rede Pública de São Miguel dos Campos realizam formação sobre Empreendedorismo e Inovação

A ação gerenciada pela assistente social Karla Gabriela Fernandes, vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e os técnicos da Secretaria de Infância, Juventude e Promoção da Paz (SEIJPAZ), Ernane Donário e Gilmar Ferreira.

Publicidade

Neste dia, ao considerar a relevância de trazer ao centro de debate os interesses dos próprios estudantes, optou-se por iniciarmos a reunião levantando aos adolescentes as seguintes questões: “Qual é o sonho profissional de vocês, e como ele pode transformar a nossa sociedade?”.

Entre respostas como médicos, policiais, jogadores de futebol e delegados, houveram também alguns jovens que não faziam ideia do que seguir em um futuro profissional, sem esperança no próprio futuro, ao expressarem falas de baixa autoestima. Logo, foi fundamental questioná-los acerca de suas habilidades, e sobre o que eles gostavam de fazer no dia a dia, tanto em casa, como no ambiente escolar. Nesse momento, ficou claro uma afinidade geral dos estudantes com os smartphones e as redes sociais.

Entre jogos, criação e consumo de conteúdos de mídia sociais e a possibilidade de interação com colegas, familiares e pessoas de todo mundo, resgatamos a essência positiva desse contato com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) para o mundo das profissões, do trabalho, do empreendedorismos e é claro, do ambiente escolar. A partir desse ponto, foi tratado com os estudantes a relevância das redes sociais e da criação de conteúdo digital para o mundo empreendedor no sentido da autopromoção, através das redes, como ao comércio virtual, à economia criativa e de como a juventude pode agregar à construção de inovações e transformação da sociedade em seus diversos setores.

Alunos dos Anos Finais da Rede Pública de São Miguel dos Campos realizam formação sobre Empreendedorismo e Inovação

Por fim, ao trabalharmos dentro do que seria possível de se fazer dentro da realidade daqueles estudantes, foi requisitado pelos mesmos, um apoio para o aporte de materiais de mídia para a criação de conteúdos digitais para as redes sociais dos grêmios estudantis.

A requisição dos materiais de mídia foram levadas à Secretaria Municipal de Educação, que fez a compra e a entrega desses materiais como visto no Anexo II deste relatório e se compromete, junto com a Secretaria de Infância, Juventude e Promoção da Paz a capacitar esses adolescentes ao uso desses materiais para criação de conteúdos digitais relevantes e de qualidade, através de oficinas, por compreender a importância atual do domínio dessas ferramentas para o campo profissional e empreendedor.

Sair da versão mobile