Aluna do Ifal é selecionada para programa de estudos da Universidade americana Yale

COMPARTILHE
Por: Ascom IFAL  Data: 25/01/2022 às 08:46
Fonte de Imagem: Reprodução

A aluna do curso de química do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, Ana Luísa Ribeiro da Silva, acaba de ser selecionada para o programa Yale Young Global Scholars (YYGS)  da Universidade americana de Yale, situada em New Haven, Connecticut, uma das mais antigas e renomadas do mundo. 

O YYGS é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo, que oferece nove programas interdisciplinares em áreas como: Inovação em Ciência e Tecnologia, Literatura, Filosofia e Cultura, Política, Direito e Economia. 

No intuito de dar oportunidade a jovens de diferentes países e realidades, o programa prevê bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. As bolsas cobrem o valor total ou parcial da matrícula dos selecionados (de acordo com as necessidades demonstradas). Com o auxílio do Campus Maceió e orientação da Coordenação de Relações Internacionais (CRI) do Ifal, a aluna conseguiu a isenção na inscrição para o programa e ganhou bolsa cobrindo 97,5 % do custo total da matrícula.

Ana Luisa soube da existência do programa em 2019, quando procurava por oportunidades de intercâmbio no portal Partiu Intercâmbio. No entanto, naquele momento, ela não podia se candidatar porque ainda não tinha 16 anos. Em 2021, ela decidiu enviar sua candidatura e correu atrás de encaminhá-la antecipadamente para ter prioridade. 

“O processo foi um tanto cansativo, já que eu tive que enviar boletim oficial e traduzido para o inglês, pedir para professores preencherem formulário de recomendação, colocar listas de atividades extracurriculares e premiações, escrever redações e ainda enviar as informações financeiras para conseguir a bolsa”, contou a estudante. Todo o processo durou cerca de um mês. Em dezembro de 2021, Ana Luísa recebeu o resultado informando que tinha sido aceita. 

O YYGS 2022 permanece no formato remoto, como ofertado em 2021, e começará no dia 5 de julho com conclusão prevista até o dia 17 do mesmo mês. Neste período, a estudante irá fazer o curso de Solving Global Challenges (Resolvendo Problemas Globais) cuja programação interdisciplinar inclui palestras e seminários dos professores da Yale. “Além de ser um programa educacional muito enriquecedor, é uma comunidade de estudantes do mundo inteiro em que vou poder fazer amizades e estar com pessoas que tem o mesmo interesse que eu”, finaliza Ana Luísa.