Os alimentos inflamatórios estão ligados aos processos oxidativos que acontecem no nosso organismo. Muitas vezes são eles os responsáveis por causarem aquela sensação de inchaço e desconforto no estômago. Além de gerar esses sintomas, eles podem causar problemas mais sérios relacionados as doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.
Esses alimentos atuam de forma nada benéfica no nosso organismo, principalmente no que diz respeito a pele. As consequências vão desde o envelhecimento, doenças autoimunes entre outras. Nas células da pele, os açucares dos alimentos de alto índice glicêmico fixam nas fibras de colágeno deixando as junções rígidas e danificando de maneira irreversível. Por este e outros motivos a pele perde sua elasticidade e as rugas se instalam. Ou seja, quanto mais você consumir alimentos inflamatórios mais esse processo é acelerado.
Além da qualidade, a quantidade de comida que a pessoa come influencia no surgimento de inflamação no organismo. O problema também é que as pessoas comem tudo em excesso e tem o comportamento sedentário, ou seja, a junção de fatores negativos.
Quais os alimentos considerados inflamatórios?
- Frituras e alimentos gordurosos
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas
- Biscoitos industrializados
- Embutidos
- Alimentos açucarados
- Carboidratos refinados
- Gorduras trans entre outros.
Uma dieta pobre em nutrientes é uma das principais causas da inflamação. Sendo assim para agravar ainda mais o problema, existem os alimentos inflamatórios. Mas também existem aqueles alimentos que ajudam a diminuir a inflamação do corpo como as frutas vermelhas, os vegetais verde escuros o açafrão entre outros. Os mesmos além de serem considerados alimentos ante- inflamatórios, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, deixando-o ainda mais resistente a algumas doenças.
No entanto, para obter esses benefícios e combater as doenças inflamatórias, o ideal é consumir esses alimentos diariamente, incluindo peixes, saladas, iogurtes, frutas, cereais integrais e oleaginosas, assim obtendo uma dieta balanceada e acompanhada por um nutricionista para que seu organismo venha absorver os nutrientes necessários, funcionar adequadamente e consequentemente lhe proporcionará bem-estar e saúde.
#FicaaDica
Uma forma de equilibrar a alimentação é substituir os alimentos ricos em gorduras e açucares por alimentos mais naturais.