O consumo em excesso desses alimentos, frituras, gordura animal, alimentos industrializados fabricados com gorduras trans e de carboidratos refinados, podem favorecer o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, assim dificultando a passagem do sangue e consequentemente aumentando os riscos de infarto e AVC.
É importante ter uma alimentação equilibrada para ajudar a reduzir os riscos de problemas cardiovasculares. No entanto as doenças cardíacas podem ser reduzidas em mais de 30% com a mudança no estilo de vida, pois, umas das melhores opções para evitar o problema é através da prevenção, onde inclui a alimentação saudável.
Alguns alimentos como, o açúcar simples, o sal, a gordura trans e saturada, estão entre os nutrientes que mais aumentam os riscos quando consumidos em quantidades excessivas.
Conheça alguns alimentos vilões para saúde do seu coração
- Sal
- Açúcar refinado
- Massas em geral
- Bebidas alcoólicas
- Gorduras trans e saturadas
- Frituras
- Alimentos industrializados e processados
- Chocolates com pequena porcentagem de cacau
- Leite integral e seus derivados
- Embutidos, enlatados, em conserva
- Vísceras (coração e fígado)
- Óleo e polpa de coco
Conheça alguns alimentos amigos para a saúde do coração
- Azeite extra virgem
- Cereais integrais
- Frutas (abacate)
- Oleaginosas
- Legumes e verduras
- Peixes ricos em ômega 3
- Soja e seus derivados
- Suco de uva
- Carnes magras
- Leite e seus derivados desnatados
No entanto, para cuidar da saúde do seu coração é preciso fazer escolhas saudáveis, porém, não basta apenas mudar só os hábitos alimentares, pois o sedentarismo não provoca só a redução e flexibilidade, como também prejudica a saúde em geral.
#FicaaDica
Para manter a saúde do seu coração em dia faça escolhas saudáveis, pois uma alimentação equilibrada diariamente contribui para sua saúde em si.