Esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, é o resultado de maus hábitos alimentares. Com isso o mais indicado é realizar algumas mudanças na alimentação, ou seja, fazer escolhas mais saudáveis, já que essa é uma das melhores formas de tratar e melhorar os sintomas da condição.
O fígado gordo é o resultado de escolhas alimentares não saudáveis, que está associada ao aumento de peso e algumas doenças da obesidade como :pré-diabetes, diabetes, hipertensão, colesterol alto e triglicerídeos altos. Para ajudar no tratamento dessa patologia, é necessária uma dieta que tenha o objetivo de eliminar a gordura acumulada a nível abdominal, consequentemente auxilia na redução da gordura no fígado.
Recomendações para eliminar gradualmente a gordura acumulada no fígado
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como os alimentos integrais;
- Consumir de 3 a 5 porções de frutas diariamente;
- Dê preferência as carnes brancas;
- Aumentar o consumo de legumes e verduras diariamente;
- Consumir leite e seus derivados desnatados;
- Beber no mínimo 2 litros de água diariamente;
- Consumir os alimentos que contêm gorduras boas como; azeite, abacate, as oleaginosas;
- Evite o consumo de alimentos industrializados, processados ultra processados, embutidos, enlatados, em conserva;
- Reduza o consumo de alimentos ricos em sal e açúcar;
- Evitar o consumo de bebida alcóolica;
- Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras, queijos amarelos, creme de leite, massas em geral (farinha branca), manteigas, margarinas, maioneses entre outros.
No entanto, para limpar o fígado e cuidar da saúde é recomendável seguir uma alimentação saudável e equilibrada, com redução de gorduras. Pois o fígado cumpre muitas funções no nosso organismo, tanto a nível metabólico, como no sistema digestório, por este e outros motivos a importância de preservar sua saúde através de bons hábitos alimentares.