blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Alimentação x Câncer de mama

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 07/10/2021
Fonte de Imagem: Reprodução Google

Com relação a alimentação, o que se pode perceber é que o excesso de gordura corporal, além de estar associado a um estado inflamatório crônico, afeta diretamente os níveis de vários hormônios circulantes, criando um ambiente que pode promover o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive o de mama.

Ou seja, estar acima do peso, ou com a taxa elevada de gordura corporal é também um fator de risco, que deve ser considerado no momento da prevenção. Além disso, a mudança do padrão alimentar da população, a busca pela praticidade na alimentação, a falta de tempo para preparar as refeições, uma série de coisas que contribuem para que venha crescendo a cada ano o número de pessoas com excesso de peso.

Pois ter uma alimentação rica em alimentos in natura, evitando o consumo de alimentos ultra processados, como os chamados alimentos prontos para o consumo ou prontos para aquecer e as bebidas açucaradas, podem ajudar na prevenção do câncer de mama.

Entre várias medidas que contribuem para a prevenção da doença, estão a adoção dos hábitos saudáveis, como, seguir uma alimentação rica em nutrientes, auxiliar a alimentação equilibrada com à pratica de exercícios físicos, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, manter o peso adequado entre outras precauções.

Conheça alguns alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama

  • Legumes
  • Frutas
  • Verduras
  • Feijões e leguminosas
  • Peixes (sardinha, atum e salmão)
  • Cereais integrais entre outros.

No entanto o ideal é evitar o consumo de alimentos gordurosos, como frituras, carnes gordas, doces em geral, margarinas, óleos, leite e seus derivados integrais entre outros alimentos. Pois são medidas fáceis de serem aplicadas em sua rotina alimentar, e de certa forma, ajuda não só a prevenir o câncer de mama, mas também outras patologias.

#FicaaDica

Esteja sempre bem informado sobre os meios de prevenção, e coloca-los em prática faz toda diferença.