Alagoas tem o aeroporto mais bem avaliado entre terminais do Nordeste

COMPARTILHE
Por: Array / Assessoria  Data: 13/02/2019 às 15:30
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Imagem de arquivo

O Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares recebeu dois troféus no prêmio “Aeroportos + Brasil 2019”, divulgado pelo Ministério da Infraestrutura, nesta quarta-feira (13/2), em Brasília. A premiação, na categoria de aeroportos que processaram até cinco milhões de passageiros, foi para o “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços ao Passageiro”, à frente de outros sete aeroportos: Florianópolis, Natal, Manaus, Belém, Goiânia, Vitória e Cuiabá.

A premiação reflete o bom desempenho do terminal alagoano na última pesquisa de satisfação do passageiro realizada no trimestre final de 2018 quando o Zumbi dos Palmares obteve nota 4,51 na satisfação geral do passageiro, numa escala em que a pontuação máxima vai até 5. A nota coloca o Aeroporto de Maceió como o melhor da região Nordeste dentre aqueles avaliados na pesquisa. A avalição também está acima da média da categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros (4,34) e superior aos aeroportos de Natal, Cuiabá, Belém e Florianópolis.

Dos 38 indicadores da pesquisa, que avalia a experiência do passageiro em diversos aspectos, o Aeroporto de Maceió aparece com notas acima da média da categoria em 22, mais da metade dos itens, como por exemplo,
– limpeza geral do aeroporto (4,66);
– tempo de fila na inspeção de segurança (4,76);
– cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,79) e
– disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,57).

O aeroporto da capital de Alagoas recebeu ainda avaliações acima da meta de 4 pontos do Governo Federal em 31 indicadores, mais de 80% do total avaliado. Para o superintende do Aeroporto de Maceió, Adilson Pereira da Silva, o resultado confirma o empenho dos empregados da Infraero. “A premiação é fruto do trabalho das pessoas que se dedicam a atender o público com qualidade”, destacou.

De acordo com a presidente da Infraero, Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos, que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, Martha ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede.

“O fato de todos os aeroportos da Rede Infraero na pesquisa da Secretaria de Aviação Civil terem recebido avaliações gerais entre “bom” e “muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo, preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.

Ainda segundo a presidente Martha Seillier o prêmio tem desafiado o setor aéreo. “Desde que foi criado, todos os aeroportos do País têm corrido atrás para atingir melhores indicadores, para receber melhor seus passageiros, seus usuários, as companhias aéreas. A inclusão de novas categorias a partir do ano que vem são, também, um estímulo para seguirmos trabalhando em buscas de resultados ainda mais expressivos”.

O Aeroporto
Em 2018, o Aeroporto de Maceió registrou recorde na movimentação de passageiros: Foram 2.179.230 viajantes, cerca de 5,4% a mais que o recorde anterior, de 2.067.576, registrado em 2017. Já a movimentação de aeronaves também foi 3,3% maior que no ano passado: 18.548 ante as 17.955 contabilizadas em 2017.

Localizado a 25 km do centro da cidade, o Zumbi dos Palmares tem capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano e conta com voos comerciais regulares de quatro companhias aéreas que interligam Maceió a diversos destinos brasileiros – Congonhas, Viracopos, Ribeirão Preto e Guarulhos (SP), Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS) -, além de voos internacionais para Buenos Aires (Argentina).

Premiação
Das quinze categorias premiadas pela Secretaria de Aviação Civil, para o desempenho relativo a todo o ano de 2018, aeroportos da Infraero ganharam em sete, incluindo melhor aeroporto até 5 milhões de passageiros, com Manaus (AM). O aeroporto internacional Eduardo Gomes ganhou ainda nas categorias “Controle Migratório Mais Eficiente” e “Controle Aduaneiro Mais Eficiente”.

Na mesma faixa de Manaus, com fluxo de passageiros até 5 milhões, o aeroporto internacional de Maceió (AL), Zumbi dos Palmares, venceu nas categorias “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços ao Passageiro”. Já entre os aeroportos com fluxo entre 5 e 15 milhões de passageiros, Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena) ganhou nas categorias “Controle Aduaneiro Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços aos Passageiros”.

A premiação do melhor aeroporto com fluxo entre 5 e 15 milhões foi para Viracopos, em Campinas (SP), e o melhor aeroporto com fluxo acima de 15 milhões de passageiros ficou com o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF).