Doses começaram a ser distribuídas ontem pela Sesau aos 102 municípios alagoanos
Alagoas recebeu uma nova remessa da vacina Moderna, contra a Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) destinou ao estado 21 mil doses, que começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aos 102 municípios alagoanos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Alagoas recebe nova remessa com 21 mil doses de vacina contra a Covid-19
Do total de vacinas recebidas pelo Estado, os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que inclui os municípios da Zona da Mata, Vale do Paraíba e dos Litorais Norte e Sul, já estão liberados a receberem suas cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital alagoana. O município de Maceió será contemplado com 5.160 doses, o que representa o maior quantitativo entre os 102 municípios alagoanos.
Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, situados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, poderão receber as suas cotas da vacina contra a Covid-19 em Arapiraca, na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi). A distribuição será iniciada na quinta-feira (31), uma vez que, nesta quarta-feira (30), é feriado municipal em razão da Emancipação Política, quando serão comemorados os 100 anos da cidade.
Alagoas recebe nova remessa com 21 mil doses de vacina contra a Covid-19
“Para fazer a retirada das cotas a que cada cidade tem direito, é necessário que as secretarias municipais de Saúde façam a solicitação por meio do Sies [Sistema de Informação de Insumos Estratégicos], conforme determina o Ministério da Saúde. Esta medida garante segurança e transparência ao processo de dispensação dos imunizantes”, ressalta a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), a enfermeira Rafaela Siqueira.
Esquema Vacinal
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina Moderna tem como público-prioritário as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda. Também devem ser vacinadas com esta remessa as crianças de 5 a 11 anos.