Águas do Sertão completa 100 dias de operação em 34 cidades de Alagoas

COMPARTILHE !!
Por: Assessoria  Data: 09/12/2022 às 18:29
Imagem: Reprodução

Cem dias de operação: este é o marco que a Águas do Sertão, concessionária responsável pela água e esgoto de 34 municípios do Agreste e Sertão de Alagoas, comemora neste início de dezembro.

Fruto do consórcio formado pela Conasa Infraestrutura e Allonda Ambiental, vencedor do Leilão realizado em 2021 para concessão dos serviços de saneamento do Bloco B em Alagoas nos próximos 35 anos, a empresa já está em intensa atividade para avançar em suas principais metas: levar água a 100% da área atendida dentro de cinco anos e universalizar o esgoto em 90% das residências até 2033.

Enquanto se prepara para as obras previstas em seu Plano Diretor, muitas melhorias pontuais já foram executadas em diversas localidades, proporcionando, de imediato, mais acesso à água para várias comunidades que tinham situação crítica de abastecimento.

É o caso, por exemplo, do Povoado Caboclo, em São José da Tapera, do Loteamento Vegas I, em Palmeira dos Índios e do Conjunto Lira, em Santana do Ipanema: com extensões na rede e estudos da tubulação, mais de 2.300 pessoas já contam agora com abastecimento regular de água tratada. “Antes a gente recebia água apenas um dia por mês”, conta José Lourival Filho, um dos moradores do loteamento Vegas I. “Depois que vocês chegaram aqui, melhorou muito, tá 100% arretado”, diz.

Caça-vazamentos
Outra frente importante de trabalho nestes 100 dias foi a realização de um conjunto de ações planejadas para vistoriar as redes de água, combatendo os vazamentos e os desvios fraudulentos de água, com o objetivo de realizar melhorias e garantir mais regularidade no abastecimento especialmente por conta do aumento da demanda no verão.

Para isso, operações especiais estão programadas em todas as cidades do bloco. As primeiras foram Piranhas, Quebrangulo, São Braz e Olivença, nas quais equipes percorreram todo o caminho da rede utilizando equipamentos como geofones, tecnologia que permite captar os ruídos dos vazamentos ocultos nas tubulações. Visitas porta-a-porta também foram feitas para recadastrar os clientes e substituir hidrômetros danificados – equipamento fundamental para que o uso da água, recurso escasso e valioso na região, seja feito de forma consciente. Ao todo, 247 irregularidades já foram identificadas, 3700 vazamentos de rua foram reparados e mais de 2800 hidrômetros foram substituídos.

Para garantir a qualidade da água distribuída, várias Estações de Tratamento de Água (ETAs) e reservatórios, que estavam há muito tempo sem a devida manutenção, passaram por melhorias e processo de limpeza profunda em municípios como São Miguel dos Campos, Penedo, Igreja Nova e Igaci.

“Sabemos da urgência em amenizar a histórica escassez de água em algumas regiões de Alagoas e estamos atuando em parceria com a Casal para que nossa missão possa ser cumprida à risca”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Mas é importante ter em mente que ainda há muito trabalho e investimentos a serem feitos em todo o sistema nos próximos anos”, explica. “Até lá, contamos com a participação da população para o uso consciente deste recurso tão importante e também para o imediato alerta sobre a existência de vazamentos nas ruas”, diz.

Agilidade no atendimento e na solução de problemas
O acesso facilitado dos clientes ao serviço de atendimento é um dos benefícios que já pôde ser percebido desde o primeiro dia de operação. Apenas nestes 100 primeiros dias, mais de 12 mil atendimentos presenciais já foram registrados nas lojas instaladas nos 34 municípios atendidos, com 15.365 serviços realizados. Os canais remotos de atendimento como o 0800 000 2122 (voz e Whatsapp) e o site www.aguasdosertao.com receberam mais de 28 mil contatos.

Além de planejar as manutenções preventivas, as equipes operacionais foram reforçadas para agir com rapidez nos reparos emergenciais necessários, amenizando o impacto das interrupções para os clientes.

“Os primeiros 100 dias deste contrato de 35 anos representam apenas o aquecimento de tudo o que está por vir”, afirma André Velloso, também diretor da Águas do Sertão. “Mais do que levar água a todos, nosso propósito maior é transformar o futuro por meio do saneamento básico”, completo.

Saiba mais em www.aguasdosertao.com.

Sobre a Águas do Sertão
Fruto do consórcio formado pela Conasa Infraestrutura e Allonda Ambiental, vencedor do leilão feito em dezembro de 2021 para a concessão dos serviços de água e esgoto do Bloco B, nas regiões Sertão e Agreste de Alagoas, a Águas do Sertão é uma empresa alagoana, com sede em Penedo (AL), que conta hoje com mais de 400 colaboradores, contribuindo para a geração de emprego e renda no estado.

Ao todo, 34 municípios e 151 localidades são atendidos pela concessionária em parceria com a Casal, divididos em três núcleos, totalizando 568 mil habitantes: Núcleo Delmiro Gouveia (Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas); Núcleo Palmeira dos Índios (Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Igaci, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira) e Núcleo Penedo (Feira Grande, Igreja Nova, Junqueiro, Piaçabuçu, São Brás, Traipu, Penedo, Porto Real do Colégio e São Miguel dos Campos).