blog

Imagem de Autor

EscreveNordeste

Raqueline da Silva Santos

A Poesia Prevalece

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 11/01/2022
Fonte de Imagem: Arquivo pessoal

Recomeço os textos do blog no ano de 2022 com o trechinho da música Amadurecência do Teatro Mágico. Sempre que escuto essa música fico parada nesse trecho “a poesia prevalece”. No mundo contemporâneo já não conhecemos tantos poetas, já não valorizamos mais a nossa cultura. Os jovens estão cada vez mais envolvidos com a cultura global. Desconhecendo as narrativas de sua terra. Por isso, hoje, retomo ao blog escrevendo um texto sobre um autor que admiro desde minha infância, o senhor Vicente Minervino de Oliveira, conhecido na cidade de São Miguel dos Campos, como “Vicente, o Poeta”.

Ele e sua família faz parte da minha vida, da minha história. Suas filhas minhas amigas, sou até madrinha de uma de suas netas. Mas, na verdade o texto não é sobre a ligação que tenho o poeta e sua família, mas para falar dele, da admiração que tenho por seu trabalho e por escrever suas poesias como forma de resistência em um território, que a cultura ainda é tão pouco apreciada.

No ano passado, estive em Alagoas, fui visitá-lo e tive a alegria de conhecer uma obra sua (que ainda está no forno). Mas, Vicente “o poeta” tem uma rica biografia. Começou seus escritos no ano de 2001. Ele era operador industrial da Usina Caeté, que fica na cidade de São Miguel dos Campos no estado de Alagoas e trabalhou na fábrica de Tecidos Vera Cruz, hoje extinta, onde já fazia seus pequenos versos. Sua primeira poesia foi dedicada ao time do flamengo.

O poeta faz poesia, escreve livros, recita poemas. Seu trabalho é sobre diversos temas, futebol, história, mulheres e cultura alimentar. Através de sua poesia ele eterniza muitas histórias. Uma de suas obras é um livro de autoajuda “Palavras do Pensamento.

O poeta, é uma referência na cultura miguelense e na cultura alagoana. Participou de diversos eventos na cidade, na bienal do livro em Maceió, na Conferência Cultural de Penedo. Nessa Conferência, ele foi o terceiro colocado no concurso literário. Em seus mais de 60 livros escritos, Vicente permite que a poesia, através do seu verso, contribua para a valorização da cultura.

Conhecer o trabalho de do poeta Vicente e poder compartilhar essa história com vocês é uma alegria imensa. Obrigada, Poeta Vicente Minervino por resistir pela cultura!

  • Conheçam alguns de seus livros:
  • Pratos e sabores alagoanos conectados em rimas e versos.
  • Pratos e sabores pernambucanos conectados em rimas e versos.
  • Pratos e sabores paulistanos conectados em rimas e versos.