Você sabia que podemos controlar a enxaqueca através da alimentação? Sim, é isso mesmo. Pois alguns alimentos podem desencadear crises de enxaqueca. Sabendo que uma dieta equilibrada acompanhada de uma alimentação saudável pode ajudar a amenizar ou tratar a mesma com mais segurança.
Além disso, alguns alimentos podem agravar ou induzir uma simples dor de cabeça a um quadro de enxaqueca. Sendo assim, a alimentação para o tratamento da enxaqueca é algo indispensável, e acompanhada com o esforço de uma alimentação saudável, ou seja, ingerindo mais aqueles alimentos com menos conservantes e menos agrotóxicos.
Sabendo que o consumo em excesso de alimentos industrializados é um dos grandes inimigos de indivíduos com enxaqueca. Por estar presente em uma boa parte dos alimentos, podendo assim passar despercebido.
Portanto a enxaqueca vai muito mais além do que uma simples dor de cabeça, a mesma é considerada uma doença neurológica crônica, com alguns sintomas, tipo, sensibilidades a luz, cheiros, barulhos, movimentos, náuseas, vômitos, tontura, fadiga entre outros.
Alimentos que pioram a enxaqueca
- Salames
- Salsicha
- Bacon
- Presuntos
- Enlatados
- Biscoitos “tipo chips”
- Temperos prontos
- Molhos (ketchup e mostarda)
- Corantes presentes no suco industrializados e nos refrigerantes
- Bebidas alcoólicas
- Alimentos ricos em cafeína
O que consumir para evitar ou tratar a enxaqueca?
- Alimentos rico em ômega 3 (linhaça, azeite de oliva, sardinha)
- Banana
- Grãos (feijões)
- Alimentos integrais
- Gengibre
- Abacate
- Vitaminas do complexo B
- Folhas verdes escuras
- Iogurtes naturais
- Oleaginosas
Portanto, considere que a alimentação é um ponto chave para o sucesso de todo tratamento, não só da enxaqueca, mais também de outras patologias. Evitando essas dietas da “moda”, que fazem restrição de zero carboidratos ou de outros alimentos importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Pois, cozinhar mais, é a melhor maneira, porque quanto mais natural, mais saudável será suas refeições.
Dica Especial
Para ter resultados positivos em qualquer prevenção ou tratamento, é necessário seguir as orientações de um profissional.