“Quando me disseram que mainha iria para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] fiquei muito preocupada! É muito gratificante saber que ela foi mais forte que o [novo] coronavírus, que é tão devastador”. Com essas palavras, Anadege Oliveira resumiu, na tarde desta quarta-feira (10), a sensação de alívio, ao assistir a alta da mãe, a dona de casa Elza Olegário, de 59 anos. A paciente foi a primeira a se recuperar da Covid-19 na nova UTI do Hospital Geral do Estado (HGE), inaugurada no último dia 2 deste mês, com dez novos leitos.
Ela relatou que dona Elza é cardíaca, hipertensa, diabética e ex-tabagista. “Quando a trouxe para o HGE imaginava que era algo com o coração, porque ela já tem stents. Ficamos surpresos e assustados quando o cansaço foi diagnosticado como Covid-19”, ressaltou ainda assustada com a informação.
O médico Adailton Melo explicou que Elza Olegário chegou em estado grave à UTI do HGE. “Ela estava com 50% dos pulmões comprometidos, cansando muito, mas, não precisou ser intubada”, explicou o médico.
“Estou tão feliz! Graças a Deus e a assistência e cuidado dos profissionais do HGE, venho me recuperando bem. Essa doença não é fácil não. É preciso estar atento a tudo!”, alertou dona Elza Olegário, com a experiência de ter quase perdido a vida, em razão da Covid-19.
Paulo Teixeira, gestor do hospital, reforçou o investimento do Governo de Alagoas em disponibilizar mais leitos à população. “Essa área no HGE torna a emergência alagoana mais qualificada e resolutiva na assistência às vítimas de Covid-19. Estamos todos muito felizes com a primeira alta”, comemorou.
Investimento – A maior unidade hospitalar de Alagoas ganhou mais dez leitos de UTI no dia 2 de março, fruto do investimento do Governo de Alagoas em promover mais saúde aos alagoanos. Para os novos leitos, foram disponibilizados dez ventiladores mecânicos, dez monitores multiparâmetros, dez camas e mobiliários. Além da destinação de 32 técnicos de enfermagem, sete enfermeiros, seis médicos, seis fisioterapeutas e um agente administrativo.