Principal causa e praias mais perigosas do Brasil onde acontecem ataques de tubarão

Cada vez mais, praias perigosas tem visto crescimento de casos de ataque tubarão, apesar deles ainda serem raros em situações normais

Por: Segredos do Mundo com Agências  Data: 02/10/2020 às 12:54
Cada vez mais, praias perigosas tem visto crescimento de casos de ataque tubarão, apesar deles ainda serem raros em situações normais

O ataque de tubarão é uma ameaça cada vez mais presente em muitas praias ao redor do mundo. Isso acontece porque um tubarão pode se sentir ameaçado ou curioso com a presença humana.

Geralmente, os ataques acontecem ao longo da costa das praias, onde há tubarões-tigre ou tubarões-touro. Entretanto, também há registro de ataques feitos por outras espécies, assim como tubarões-mako, tubarões-enfermeiro, tubarões-limão e tubarões-galha-preta.

Apesar do perigo que representam esses ataques, eles não fazem parte do hábito dos tubarões e são raros.

Como começa um ataque de tubarão
Ataque de tubarão - porque acontecem e praias mais perigosas do Brasil
ASU

A princípio, um tubarão ataca uma vítima humana por dois motivos. Primeiramente, pode estar curioso com a criatura atípica em seu habitat, ou simplesmente quer se proteger. Dessa maneira, é comum que a maioria dos incidentes registrados aconteçam em situações específicas.

A maioria deles, por exemplo, acontece durante sessões de caça submarina, ou quando alguém tenta capturar/soltar um tubarão de uma rede de pesca. Por outro lado, há casos em que os tubarões ativamente atacam suas vítimas.

Nesses casos, é comum que as principais vítimas sejam surfistas. Isso porque, eles passam muito tempo na água e se movimentam de forma agitada o tempo todo, fazendo com que os tubarões os confundam com presas comuns.

A presença cada vez maior de humanos no mar é, inclusive, um dos principais motivos para o crescimento de ataques de tubarão nos últimos anos.

Como se proteger
Ataque de tubarão - porque acontecem e praias mais perigosas do Brasil
G1

Primeiramente, é importante ter em mente que sempre que você entra no mar, você está numa experiência compartilhada com outros animais selvagens. Apesar disso, não significa que você sempre será atacado.

Um boa ideia é evitar áreas que as espécies utilizam para reprodução. Geralmente elas são identificadas por organizações especializadas e costumam ser sinalizadas em praias perigosas, onde há risco de ataque de tubarão.

Também é importante evitar o mar durante ou após tempestades. Isso porque, as presas estão mais agitadas e as águas mais turvas, facilidade a confusão de tubarões com humanos. Da mesma forma, nadar durante o amanhecer ou anoitecer cria os mesmos riscos.

Outra dica fundamental é evitar nadar com feridas abertas e objetos brilhantes. Os tubarões podem ser atraídos pelo cheiro de sangue, bem como pelo brilho dos objetos.

Como reagir a um ataque
Ataque de tubarão - porque acontecem e praias mais perigosas do Brasil
National Geographic

Caso o ataque de tubarão já esteja em andamento, existem recomendações que podem ser úteis. A princípio, a melhor dica é golpear o nariz do animal. Na maioria dos casos, o ato é suficiente para interromper o ataque e garantir uma fuga.

Entretanto, caso a estratégia não seja suficiente, mire os olhos ou guelras. As duas áreas são mais sensíveis e podem incomodar os tubarões.

Como os tubarões respeitam tamanho e poder, ficar passivo durante o ataque não é uma boa estratégia.

Ataques de tubarão no Brasil

No Brasil, cerca de 80 espécies visitam o litoral frequentemente, mas apenas 12 atacaram algum humano. A maior concentração de ataques está no estado de Pernambuco. Desde 1992, foram 59 ataques e 24 vítimas.

Entre as praias perigosas onde há mais ataques de tubarão, no mundo, duas estão no Brasil.

Praia de Boa Viagem
Ataque de tubarão - porque acontecem e praias mais perigosas do Brasil
Blog de Jamildo

A Praia de Boa Viagem está entre as praias mais populares do Brasil. Boa parte disso tem relação com as belas paisagens da região, além do destaque para os recifes locais. Por outro lado, a praia também é uma das mais perigosas do mundo.

Na costa local, é comum o avistamento de tubarões tigre e cabeça-chata. Assim como outras espécies, esses animais não costumam atacar humanos com frequência, mas quando o fazem podem representar um grande risco às vítimas.

Enseada da Caieira
Ataque de tubarão - porque acontecem e praias mais perigosas do Brasil
Viver Noronha

A Enseada da Caieira também fica em Pernambuco, em Fernando de Noronha. A praia é das mais bonitas de todo o Brasil, mas também uma das praias mais perigosas do mundo, quando o assunto é ataque de tubarão. O tubarão limão é o tipo mais encontrado no local.