O gosto de sangue, ou gosto metálico, pode ser percebido na boca por uma série de condições de saúde, das simples às graves
Sentir gosto de sangue, ou um gosto metálico, na boca pode estar ligado a várias questões de saúde. Isso porque envolvem vários fatores que influenciam na percepção do paladar, dos mais simples aos mais complexos.
Primeiramente, o cérebro classifica os sabores sentidos pela língua em cinco grupos básicos: doce, azedo, salgado, amargo e salgado. Dessa maneiram se um sabor metálico está sendo percebido, é indício de algo fora do normal.
A maioria das causas, no entanto, pode ser resolvida de forma simples e até mesmo desaparece com o tempo. Por outro lado, existem casos em que o gosto de sangue na boca pode indicar algo mais grave.
Principais causas para o gosto de sangue na boca
Higiene bucal
A falta de cuidado com a saúde bucal pode gerar infecções como gengivite ou periodontite. Dentre outras coisas, essas infecções podem, por exemplo, causar sangramento nas bocas após a escovação ou o uso do fio dental. Para tratar inflamações desse tipo é preciso consultar um dentista e realizar a limpeza e a manutenção adequada.
Sinusite e outras alergias
A respiração está diretamente ligada a percepção de sabores e, portanto, pode provocar o gosto de sangue na boca. Um nariz entupido por sinusite ou condições semelhantes, assim como resfriados, rinites e outras alergias, bloqueia o olfato e afeta diretamente o paladar.
Tratamentos, medicamentos e vitaminas
Tratamentos de saúde intensivos, como contra o câncer, por exemplo, podem afetar diretamente o paladar. Da mesma forma, alguns medicamentos para condições diversas também podem afetar a percepção, ou mesmo deixar algum gosto residual na boca.
Entre os medicamentos com o efeito colateral, estão alguns antibióticos, antidepressivos, antifúngicos, esteroides, adesivos de nicotina, diuréticos, anti-histamínicos e medicamentos para tratamento de osteoporose ou glaucoma.
Existem ainda vitaminas com metais pesados em sua composição, como cobre, zinco ou cromo, por exemplo. Além disso, as vitaminas com muito cálcio podem sugerir o gosto de sangue, metálico, na boca.
Insuficiência renal
Uma das causas mais graves para o gosto de sangue na boca envolve o mau funcionamento dos rins. Principalmente em pacientes com diabetes, o acúmulo de resíduos nos rins pode provocar perda de apetite e mau hálito, ambos acompanhados de um sabor metálico na boca.
Outras causas para o gosto de sangue
Gravidez
Em alguns casos de gravidez, mulheres podem relatar a mudança no paladar e no olfato. Isso porque as alterações hormonais afetam todo o corpo da mãe e, assim, podem influenciar a percepção de sabores, com a adição do gosto de sangue.
Demência
Pacientes que sofrem com demência também podem perceber um gosto metálico na boca. Como a definição do sabor é feita no cérebro, caso o órgão não esteja funcionando adequadamente, também pode influenciar nos gostos percebidos.
Prática de exercícios físicos
Dependendo da intensidade da atividade física, pode haver uma influência no gosto de sangue na boca. Isso porque durante os esforço pode haver o rompimento da barreira sangue-ar, já que o pulmão está sendo mais exigindo. Sendo assim, o gosto pode acabar indo parar na boca.
Síndrome de Guillain Barré
O gosto de sangue metálico na bota pode indicar a Síndrome de Guillain Barré. Se trata de uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso periférico a partir da disfunção de algumas pequenas fibras nervosas.
Diagnóstico do gosto de sangue
A princípio, o paciente irá poder informar a um médico o sabor que está sentindo e quando ele surge. Como tem causas diferentes, a condição pode ser informada para um dentista ou um médico otorrinolaringologista, por exemplo.
Dependendo da causa, o diagnóstico pode ser feito por exames nos dentes, ouvidos, nariz, garganta ou revisão do histórico do paciente. Além disso, podem ser feitos teste de sabores para a percepção de algum distúrbio atuando no paladar.