Pedoca disse que também levará os casos ao conhecimento da Justiça e Ministério Público
O prefeito de São Miguel dos Campos, Pedro Ricardo Jatobá (Pedoca), disse nesta quarta-feira (26), a reportagem do AlagoasWeb, que vai denunciar a Polícia Federal em Alagoas, casos de Fake News (notícias falsas) envolvendo seu nome e de secretários do município.
“Informações mentirosas usadas nesse momento de pré-campanha para denegrir minha imagem e de nossos secretários. Estou conversando com meus advogados e vamos encaminhar todo material a Polícia Federal, inclusive prints com a identificação de pessoas que disseminaram essas mentiras em grupos de Whatzapp e perfis de redes sociais como Facebook e Instagram”, afirmou.
O gestor disse que foi tomado de surpresa com a divulgação de um ‘documento’, onde foi usado o nome do Ministério Público Federal (MPF/AL), pedindo sua prisão preventiva e do secretário de Administração do município, Tiago Alves, “pessoas inescrupulosas, que se utilizam de todos os meios para atacar e fazer política de forma covarde, inclusive usando no nome de órgãos federais”, pontuou.
Pedoca afirmou que também vai encaminhar todo o material a Seção de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas, ao Ministério Público e a Justiça. “Essas pessoas precisam aprender que política se faz com seriedade e honestidade”, concluiu.
Em contato com um especialista de segurança cibernética, a reportagem do AlagoasWeb foi informada que todo o material divulgado pode ser rastreável e o autor poderá ser identificado.
Além do criador das Fakes News, quem repassa (compartilha) notícias falsas estão sujeitas a sanções penais com pagamento de indenização à vítima da mentira.