Golpes era aplicado a mais de 10 anos
A Polícia Civil de Alagoas, conclui, na manhã desta sexta-feira, dia 1º, a operação Fake Cards, focada em prender uma organização criminosa (ORCRIM) especializada em estelionato.
De acordo com o delegado Thiago Prado, que coordenou a operação, o grupo agia ligando para as vítimas, alegando que era de uma operadora de cartão de crédito e informava que estavam efetuando a troca do cartão do cliente e enviaria um novo para sua residência.
Os criminosos solicitavam que a vítima atualizasse a senha, e a vítima ingenuamente informava. Em seguida, outro membro do grupo ia na casa da vítima, entregava um cartão falso dentro de um envelope e recebia o cartão da vítima.
Para consumar o crime, os integrantes do grupo rapidamente se deslocavam até grandes lojas da cidade e efetuavam a compra de aparelhos celulares.
Por fim, todos os smartphones eram repassados a um membro da quadrilha que vendia os aparelhos e repartia o valor com os criminosos.
O delegado Thiago Prado estima que centenas de pessoas foram vítimas dessa quadrilha, uma vez que o líder do grupo, identificado como Miguel Alves Neto, de 44 anos, afirmou que cometia esse golpe há dez anos. Além de Miguel, foram presos: Vanilda Guerra Lima 43, Paulo Ferreira da Silva Filho 27, Eliel Nascimento Silva, 29, Maria das Graças Fernandes Leal 32, José Ferreira da Silva (Matuto) de 33.