Uma das formas mais comuns dos golpistas chegarem ao consumidor é o contato via e-mail, WhatsApp ou SMS

Uma oferta imperdível que chega no seu WhatsApp, a forma de pagamento facilitada e a entrega grátis mais rápida. Comprar online nunca foi tão fácil e convidativo. Inúmeras formas de consumo somado aos períodos de grandes promoções no ano, no entanto, se tornam terreno fértil para golpistas se aproveitarem.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Compras online: 7 cuidados essenciais para não cair em golpes
O Mapa de Fraudes em Compras Digitais no Brasil, publicado pela empresa de tecnologia financeira CloudWalk, responsável pela InfinitePay, analisou mais de 11.800 denúncias da plataforma SOS Golpe entre janeiro e maio de 2025.
Do total, 45,1% das denúncias se tratavam dos “golpes de compra”. Os mais frequentes tipos de fraude são:
- Loja online falsa e/ou pouco conhecida (15,8%);
- Loja/empresa clonada (8,5%);
- Vendedor de itens usados (8,5%).
Uma das formas mais comuns dos golpistas chegarem ao consumidor é o contato via e-mail, WhatsApp ou SMS, explica o gerente de serviços de segurança cibernética da ISH Tecnologia, Paulo Trindade.
“São e-mails falsos que visam ganhar a vítima por alguma informação. Então muitas vezes eles vêm com uma formatação bacana, frequentemente é um site quase que integralmente igual ao original”, pontua Trindade sobre as características do golpe.
O gatilho emocional é outro fator marcante nas fraudes online. Os efeitos de causa e consequência para induzir o clique são comuns nessas comunicações. “Sempre tem um gatilho de urgência, autoridade ou que você vai perder aquela promoção ali e é para poucos”, afirma o especialista.

Pix, boleto e cartão na mira: como se proteger?
Uma pesquisa do Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que 24 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpes do Pix ou de boleto falso.
Os transtornos causados pesam não só no bolso. Os dados roubados são utilizados pelos cibercriminosos para aplicar outros golpes em familiares da vítima ou em nome dela, criar empresas e pegar empréstimos, por exemplo, que podem causar consequências judiciais.
7 cuidados essenciais para não cair em golpes
O especialista em cibersegurança Paulo Trindade cita sete cuidados que todo consumidor deve ter antes de finalizar uma compra:
- Verifique o domínio e a reputação do site: muitas vezes lojas clonadas ou falsas apresentam alterações sutis que passam despercebidas;
- Analise a fonte dos contatos: verifique o e-mail do remetente e busque saber quais são os canais oficiais de comunicação de bancos e lojas;
- Desconfie de links e ofertas tentadoras: golpistas costumam se aproveitar de datas comemorativas e dos calendários de ofertas no varejo;
- Denuncie falsos anúncios nas redes sociais: essas plataformas possuem espaço de compra e venda que merecem atenção e verificação;
- Evite cadastrar cartões nos sites: utilize cartões de crédito virtuais com numeração temporária;
- Confira o destino do Pix: saiba quem é a empresa ou destinatário de uma chave-Pix;
- Faça a autenticação de dois fatores: seja nas redes ou no cadastro das lojas, busque mais essa camada extra de proteção.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com