SMTT apreende motos irregulares e usadas para empinar em São Miguel dos Campos

Redação / AlagoasWeb/JC Nicácio 10/12/2025

Menor de 15 anos foi flagrado dirigindo durante operação

SMTT apreende motos irregulares e usadas para empinar em São Miguel dos Campos
SMTT apreende motos irregulares e usadas para empinar em São Miguel dos Campos (imagens: SMTT/SMC)

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, na noite da terça-feira, dia 9, uma operação de fiscalização em várias ruas de São Miguel dos Campos que resultou na apreensão de pelo menos oito motocicletas em situação irregular.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

SMTT apreende motos irregulares e usadas para empinar em São Miguel dos Campos

A ação teve como foco práticas perigosas no trânsito — entre elas, a de empinar motos — e irregularidades como falta de placa, escapamento adulterado e ausência dos equipamentos obrigatórios.

Um dos casos mais graves envolveu um motociclista que há meses vinha sendo denunciado por empinar veículos nas ruas da cidade, pilotando uma motocicleta Honda CG 150 Fan de cor prata, sem placa.

Durante a operação o homem foi flagrado empinando o veículo, segundo informações da SMTT, ele tentou fugir, mas foi localizado com apoio da Polícia Militar (1ª Cia), e a moto, que apresentava irregularidades, (sem placa e sem retrovisores), foi apreendida.

Outro fato que chamou atenção foi o flagrante de um menor de apenas 15 anos conduzindo uma motocicleta — infração grave, conforme as normas de trânsito.

O superintendente da SMTT, Anderson Minervino, destacou que muitas das infrações se repetem: “Várias irregularidades, além de situações de reincidência, como o caso desse rapaz que há meses está sendo denunciado por empinar motos nas ruas da cidade. E o menor guiando o veículo — os responsáveis agora vão responder por permitir isso”, frisou o responsável pelo órgão.

Minervino ressaltou que são diárias as reclamações da população sobre manobras perigosas e uso de escapamentos adulterados, que infringe as leis.

O superintendente garantiu que as operações vão continuar nos próximos dias, com apoio permanente da Polícia Militar, visando coibir infrações e garantir maior segurança no trânsito municipal.

Esse tipo de fiscalização já havia sido destacado pelo órgão em operações anteriores. Em outros meses de 2025, por exemplo, foram recolhidas dezenas de motocicletas por irregularidades — entre escapamento adulterado, transporte irregular de passageiros, condutores sem habilitação ou veículos sem documentação.

“Condutores menor de idade, inabilitados, motos sem placa, sem documentos, bem como aquelas usadas para manobras perigosas, representam risco não só para os condutores, mas também para pedestres e demais motoristas. Estamos convocando a população a colaborar, denunciando irregularidades e evitando que práticas perigosas persistam nas ruas”, concluiu Anderson Minervino.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com