Polícia Federal deflagra fase da Operação Torch em Coruripe

Redação / AlagoasWeb/JC Nicácio 14/11/2025

Alvo da ação afirmava estar ‘em combate no Oriente Médio’

Polícia Federal deflagra fase da Operação Torch em Coruripe
Polícia Federal deflagra fase da Operação Torch em Coruripe (imagem: PF-AL)

A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, nesta sexta-feira, dia 14, um mandado de busca e apreensão na cidade de Coruripe durante a fase ostensiva da Operação Torch, investigação que mira a autoria de crimes cometidos por meio de uma rede social utilizando perfis anônimos.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Polícia Federal deflagra fase da Operação Torch em Coruripe

Segundo a PF, esses perfis divulgavam símbolos nazistas, mensagens racistas e conteúdos voltados ao recrutamento de crianças para a prática de ataques extremistas.

Um dos investigados administrava uma comunidade aberta na plataforma, onde compartilhava livros relacionados ao nazismo, além de tutoriais que ensinavam como manipular menores para cometer crimes violentos.

Veja também: Polícia Federal cumpre mandados em Coruripe, Porto Real do Colégio e Arapiraca contra fraudes previdenciárias

Em suas publicações, o responsável afirmava estar ‘em combate no Oriente Médio’, o que foi desmentido pelas investigações, que apontaram que ele sempre esteve em Alagoas.

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, que serão encaminhados para análise pericial a fim de avançar na identificação dos demais envolvidos e confirmar o alcance das ações criminosas.

A operação recebeu o nome de “Torch” em referência à ofensiva lançada pelos Aliados no Norte da África, em novembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. A ação militar marcou o início do desembarque aliado contra as forças do Eixo, simbolizando o enfrentamento direto ao nazismo e ao fascismo — paralelo traçado com o combate atual aos crimes investigados.

A Polícia Federal segue com o inquérito para esclarecer totalmente a estrutura dos perfis, a participação de outros integrantes e eventuais conexões com grupos extremistas.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com