Educação de São Miguel dos Campos inaugura dois laboratórios maker do projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, em parceria com o Cesmac

Redação / Assessoria 17/10/2025
Educação de São Miguel dos Campos inaugura dois laboratórios maker do projeto Rede Alagoana
Educação de São Miguel dos Campos inaugura dois laboratórios maker do projeto Rede Alagoana

Nesta sexta-feira (17), as escolas Ana Neri Malheiro de Oliveira e José Marcos da Rocha, do sistema público de ensino de São Miguel dos Campos, inauguraram seus laboratórios maker do projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Educação de São Miguel dos Campos inaugura dois laboratórios maker do projeto Rede Alagoana

O grande objetivo é fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas. A Rede tem promovido a implantação de laboratórios maker, ambientes de aprendizagem criativa equipados com recursos tecnológicos e materiais que incentivam a experimentação, a inovação e o pensamento crítico.

O prefeito George Clemente e o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva receberam os convidados, além dos alunos pesquisadores e professores envolvidos. As entregas contaram com a participação do professor Douglas Apratto Tenório, da professora Claudia Medeiros, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura e das escolas contempla das.

“A educação é a base pra tudo na vida. E, através dessa parceria com o Cesmac, estamos dando oportunidades aos nossos jovens. Agradeço imensamente pela escolha e São Miguel dos Campos está aberto a mais parcerias como essa”, frisou o prefeito George.

O secretário Álvaro falou sobre a parceria. “Através da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, por meio do Cesmac, em parceria com a Prefeitura e a Semed, estamos reafirmando o nosso compromisso em democratizar o acesso à ciência e à tecnologia, promovendo uma educação mais dinâmica, colaborativa e conectada com os desafios do mundo contemporâneo”, declarou.

A iniciativa integra o Programa Faça Ciência na Escola, contemplado pela Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola. O projeto tem como instituição executora o Centro Universitário CESMAC, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), sob coordenação geral da professora Aldenir Feitosa dos Santos.

Além da montagem dos espaços, o projeto prevê formações continuadas para professores, a criação de Clubes de Ciência, ações de ciência cidadã e o estímulo à participação dos estudantes em feiras e eventos científicos, fortalecendo a cultura científica e o protagonismo estudantil em Alagoas.

“A entrega dos laboratórios maker representa o resultado de um esforço coletivo entre instituições de ensino superior e redes municipais de educação. Cada espaço instalado, por esse projeto, que é financiado pelo MCTI, CNPq e FNDCT, é uma porta aberta para o aprendizado prático, para o desenvolvimento da curiosidade científica e para a formação de uma nova geração de estudantes criadores e pesquisadores”, destaca a professora Aldenir Feitosa dos Santos, coordenadora do projeto.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com