WhatsApp vai funcionar com sinal de satélite da Starlink, mesmo sem antena

Redação / Canal Tech 02/10/2025

Starlink está mais próxima de ter seus serviços de telefonia por satélite oferecidos no Brasil

WhatsApp vai funcionar com sinal de satélite da Starlink, mesmo sem antena
WhatsApp vai funcionar com sinal de satélite da Starlink, mesmo sem antena

A T-Mobile anunciou nesta quarta-feira (01) novas funções para seu serviço T-Satellite de conectividade móvel por satélite em parceria com a Starlink nos EUA. A expansão traz novos aplicativos compatíveis com uso fora da rede celular tradicional, incluindo o WhatsApp. 

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

WhatsApp vai funcionar com sinal de satélite da Starlink, mesmo sem antena

No caso do mensageiro, será possível realizar chamadas de voz e vídeo, além do envio de textos e imagens sem conexão celular.

A rede social X (antigo Twitter) também foi contemplada nessa nova fase. As funcionalidades disponíveis incluirão o acesso a posts, vídeos e GIFs, com opção de controlar o carregamento de mídias em alta resolução para economizar dados.

Outros aplicativos também compatíveis incluem o AllTrails (rotas para trilhas), AccuWeather (previsão do tempo) e CalTopo (mapeamento de áreas remotas), além do T-Life (suporte técnico do T-Satellite).

Portanto, os novos aplicativos são condizentes com um dos objetivos da conectividade por satélite, que é atender a aventureiros acostumados a alcançarem áreas sem cobertura. Dessa forma, podem acionar serviços de emergência quando necessário, por exemplo. 

T-Satellite leva comunicação via satélite para o celular

O serviço T-Satellite foi lançado oficialmente em julho deste ano, após ter passado por testes com 1,8 milhão de usuários antes da estreia.

Seu objetivo é levar conectividade via satélite para aplicativos de uso cotidiano em situações chamadas de “off-grid”.

T-Satellite T-Mobile internet satélite
Serviço de comunicação via satélite também passa a funcionar no WhatsApp e X (Imagem: Divulgação/T-Mobile)

Inicialmente, a funcionalidade era limitada a mensagens de texto e ao serviço de comunicação com o 911, linha direta de emergência dos Estados Unidos.

Posteriormente, o serviço passou a incorporar o MMS, Google Messages e Pixel Weather, além do Apple Music, Samsung Weather e outros.

A T-Mobile afirmou que a resposta inicial “superou expectativas”. O acesso ao T-Satellite está incluso automaticamente nos melhores planos da operadora, mas também está disponível para outros usuários, por um custo de US$ 10 (cerca de R$ 53) por mês.

A Starlink está mais próxima de ter seus serviços de telefonia por satélite oferecidos no Brasil, após a implementação de novas regras da Agência Nacional de Telecomunicações que visam simplificar a autorização para esse tipo de serviço.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com