Evento busca identificar mecanismos para tornar mais eficazes as ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas
O Ministério da Educação (MEC) organizará um seminário em Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto, com o objetivo de conhecer e discutir as experiências das universidades na aplicação das políticas de cotas raciais. O evento busca identificar mecanismos para tornar mais eficazes as ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
MEC promove seminário para avaliar políticas de cotas raciais nas universidades
Cleber Santos Vieira, secretário substituto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), explicou que o seminário se dedicará inicialmente à apresentação de estudos sobre a dinâmica das comissões de heteroidentificação nas universidades. Também serão discutidas as expectativas de pró-reitores de graduação e ensino da comunidade acadêmica.
“Este seminário reconhece e valoriza o trabalho realizado pelas instituições ao longo de décadas. Vamos ouvir as experiências e discutir os métodos empregados pelas diferentes universidades. Com isso, teremos dados suficientes para propor encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação,” afirmou Vieira.
O seminário também pretende discutir a possibilidade de uniformizar a operacionalização das comissões de heteroidentificação, respeitando a autonomia das instituições de ensino. Vieira ressaltou a diversidade dos mecanismos já adotados e enfatizou a importância de valorizar e respeitar o histórico de cada instituição.
“O objetivo é alcançar padrões operacionais, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico,” concluiu.