Denúncia foi feita pelo Sindicato dos Policiais Penais
O Presídio de Segurança Máxima, situado em Maceió, registrou uma tentativa de invasão nesse domingo (16). Grades da área externa foram serradas por suspeitos que tinham o objetivo de realizar uma entrega de material ilícito a um reeducando da unidade prisional. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Policiais Penais.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Presídio de Segurança Máxima tem grades serradas em tentativa de invasão
De acordo com a entidade, o espaço está sendo monitorado por uma empresa terceirizada e foi o segundo registro de tentativa de invasão no intervalo de um mês.
“Mais uma vez foi gente de fora tentando levar material ilícito para dentro da unidade. Está ficando recorrente. No período de 30 dias, é a segunda vez que isso ocorre. Pessoas que entram, cortam a tela, e têm contato direto com os presos. Podem levar drogas, armas… Temos uma sala de monitoramento muito moderna operada pela empresa de cogestão, mas é a segunda vez que ocorre e o problema não foi detectado”, disse Vitor Leite, do sindicato.
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirmou que abriu procedimento administrativo para apurar as circunstâncias e identificar todos os envolvidos na tentativa de invasão. O reeducando que receberia o material já foi identificado.
Ainda segundo a Seris, houve a circulação de uma notícia falsa sobre fuga em massa de detentos, o que não existiu. O órgão estadual reforçou que segue com o compromisso de garantir a segurança dos alagoanos. Veja abaixo:
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nega, veementemente, qualquer instabilidade no sistema prisional alagoano, assim como a notícia fantasiosa de fuga em massa em unidade prisional no fim de semana.
E esclarece que, no domingo (16), houve a tentativa de entrada de material ilícito para um reeducando da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM), apenado já identificado, em razão do comprometimento das equipes plantonistas.
Para a ocorrência, a Seris abriu procedimento administrativo que vai identificar os envolvidos e informa que irá investigar a publicação de fake news que de forma irresponsável tem o intuito de causar instabilidade no sistema prisional alagoano, que conta que uma das melhores polícias penais do país, que mantém ordem e disciplina no Complexo Prisional.
A Seris reafirma o compromisso com a segurança dos alagoanos.