Escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências

Por: Ascom Seduc  Data: 01/04/2024 às 08:41

Com sistema integrado, forças de segurança terão acesso a informações fornecidas por gestores em tempo real, aprimorando a estratégia de prevenção à violência escolar

https://alagoasweb.com/escolas-da-rede-estadual-terao-plataforma-para/
(Imagem: Agência Alagoas)

Escolas da rede estadual de ensino terão programa para fortalecer a estratégia de prevenção à violência. Trata-se do Livro de Ocorrências Virtual (LOV), que consiste em um sistema de registro das ocorrências registradas no ambiente escolar e cujo lançamento vai acontecer já neste mês de abril.

Escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Desenvolvida pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), a plataforma integra o observatório de segurança que foi instituído em 2023 – por ocasião das ameaças de ataques às escolas da rede – e conta com a contribuição de representantes da sociedade civil e de instituições como o Ministério Público Estadual, promovendo a coleta de todas as informações sobre cada ocorrência, incluindo a prática de bullying.

É com base na sistematização desses dados que as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança, como explica o tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP.

“Essa articulação vai se somar às iniciativas que a Segurança Pública já executa, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mobilizando, inclusive, a polícia científica. A expectativa é de que o LOV seja lançado já no início deste mês de abril, juntamente com o programa SSP na Escola. Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando, assim, o nosso trabalho de orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica o oficial, reforçando a importância da ferramenta no tocante à prevenção.

“O LOV vai permitir não somente o monitoramento em tempo real, com vistas à prevenção, mas também a intervenção, in loco, sempre que preciso. E nossos agentes vão atuar considerando, entre outros fatores, a mancha criminal que traduz a incidência dos casos notificados na região em que a escola está inserida”, emenda o oficial, destacando também a criação de uma mesa de segurança que vai se reunir a cada dois meses para fazer apontamentos, recepcionar demandas dos gestores escolares e,  havendo necessidade, traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência.

Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a iniciativa conjunta chega para robustecer outras ações em curso, a exemplo do programa Coração de Estudante, por meio do qual o Governo de Alagoas contratou 80 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que passaram a integrar o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico socioassistencial (NEAPSA) da Seduc. O objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento das competências socioemocionais de cada estudante, garantindo as condições necessárias à promoção da saúde mental e ao pleno desenvolvimento do aluno.

“A sociedade está fragilizada desde a pandemia da Covid-19, quando tivemos que conviver com o distanciamento social. Tivemos muitas perdas. Os jovens, em especial, sofreram um impacto muito forte. Por isso é que o Governo de Alagoas desenvolveu mais essa ação, cujo foco é a educação socioemocional dos nossos estudantes, auxiliando-os com mais propriedade nesta fase de novas descobertas e autoconhecimento”, salienta a secretária.

Escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências

Escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências