Primeira etapa foi lançada em Arapiraca e distribuiu mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, lançou o Programa Planta Alagoas 2024, em Arapiraca, nesta segunda-feira (18). A iniciativa visa incentivar a produção agrícola do estado, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos. Foram beneficiados 70 mil pequenos agricultores com a ação, que ocorrerá em duas etapas. Nesta primeira fase, foram distribuídas 1,1 mil toneladas de sementes. O investimento é de R$ 20 milhões em recursos do Tesouro Estadual.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Paulo Dantas lança Programa Planta Alagoas com incentivo para 70 mil agricultores
O lançamento acontece na véspera do Dia de São José, que culturalmente é tratado como “o dia certo de plantar milho e feijão”. Paulo, ao lado do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, destacou que programa vai refletir no crescimento econômico alagoano a partir do estímulo à agricultora familiar. “Deveremos ampliar ainda mais a produção de grãos em Alagoas. Ao comparar 2023 com 2022, a produção de grãos do estado cresceu em torno de 126%, um aumento substancial. Quanto ao milho, especificamente, o estado cresceu mais de 200%”, disse.
O governador destacou os investimentos na infraestrutura, para o escoamento da produção agrícola, a modernização da Emater e a chegada de uma nova parceira. “A Embrapa disponibilizará equipamentos modernos aos pequenos produtores. Vamos fazer concurso para Emater visando dar assistência técnica aos agricultores. Além disso, estamos recuperando e duplicando as rodovias em Arapiraca. Até 2025, vamos entregar 100% de rodovias duplicadas”, disse.
Paulo Dantas lança Programa Planta Alagoas com incentivo para 70 mil agricultores
Nesta primeira etapa do Planta Alagoas, foram distribuídas sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas. A segunda etapa visa fortalecer a fruticultura no estado, com a entrega de mais de um milhão de mudas frutíferas, gerando oportunidades de emprego e renda e estimulando o desenvolvimento local.
REFORÇO NA HORA CERTA
O prefeito Luciano Barbosa comentou que o Planta Alagoas vai sustentar a base da agricultura no município, que é formado por 90% de pequenos agricultores, com terras entre um e dez hectares. “Em Arapiraca, predomina o minifúndio, com uma agricultura familiar muito forte. Portanto, o apoio do Governo do Estado, com a distribuição de sementes, favorece, especialmente, os pequenos produtores, que precisam plantar na hora certa ou não consegue colher no tempo certo”, ressaltou.
Paulo Dantas lança Programa Planta Alagoas com incentivo para 70 mil agricultores
O secretário interino de Agricultura, Davi Nunes, afirmou que em 2023, o programa beneficiou aproximadamente 63 mil pequenos produtores enquanto que esse ano o número passará para 70 mil agricultores, entre quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados e acampados. “Esse programa tem como base a inclusão produtiva no campo. E este ano, no segundo semestre, vamos distribuir também um milhão de mudas frutíferas”, explicou.
AGRICULTORES
Entre os beneficiados está o pequeno agricultor José Nilson, que agradeceu a entrega das sementes. “Para a gente que é agricultor e vive do alimento do campo, isso é uma benção. O governador está de parabéns, pois a semente chegou antes da chuva”, disse. Genilda Maria, da comunidade quilombola “As Dandaras”, ressaltou o momento. “A semente está chegando na época certa, isso é o mais importante para o nosso povo, que está muito grato. Essas sementes vão beneficiar mais de mil famílias quilombolas”, disse.
Participaram do lançamento, os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Mesaque Padilha André Silva e Gilvan Barros Filho, os prefeitos Wagnei Dantas (Batalha), Klinger Quirino (São Brás) e Júlio César (Palmeira dos Índios). Também estiveram presentes a secretária de Estado, Aline Rodrigues (da Pessoa com Deficiência e Cidadania) e Renata Andrade (executiva de Agricultura Familiar) e representantes de órgãos e instituições ligadas ao setor agropecuário.
Paulo Dantas lança Programa Planta Alagoas com incentivo para 70 mil agricultores