Conta de energia não deve sofrer ajuste em fevereiro

Por: Annell  Data: 29/01/2024 às 11:39

Bandeira permanece verde há 22 meses no País

Conta de energia não deve sofrer ajuste em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na sexta-feira, dia 26, que o mês de fevereiro terá bandeira tarifária verde. Isso significa que as contas de energia elétrica não terão custo adicional.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Conta de energia não deve sofrer ajuste em fevereiro

A sinalização verde ocorre desde abril de 2022 porque as condições de geração de energia hidrelétrica em todo o país são favoráveis. São 22 meses seguidos de acionamento de bandeira verde.

O diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, destacou o cenário positivo para a geração de energia no País. “Com a geração em franca expansão, principalmente de fontes renováveis e limpas, alcançamos 22 meses seguidos de bandeira verde acionada. Sinal bastante positivo para o País que reflete condições favoráveis de geração de energia”, completou Feitosa.

A ANEEL faz o monitoramento mensal e projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

O mecanismo das bandeiras tarifárias, que existe desde 2015, serve para demonstrar o custo real da geração de energia. Existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha.

Calor começa a impactar inflação e gera ameaça preço de alimentos e tarifa de energia

Conta de energia não deve sofrer ajuste em fevereiro