O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas para a cidade de Maceió e outras 42 cidades alagoanas. O aviso, classificado como grau “perigo potencial“, terá duração de 24 horas e pode ser renovado conforme as condições meteorológicas. A previsão é de que o alerta permaneça válido até às 10 horas da manhã de sexta-feira (30).
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL), as chuvas intensas também estão previstas para a região litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió, e para a Zona da Mata de Alagoas. A previsão é que essas chuvas persistam até o sábado (1°).
O acumulado de chuva nas últimas 48 horas já ultrapassou 50 milímetros em algumas regiões do litoral e da Zona da Mata. Isso aumenta o risco de alagamentos, especialmente em áreas com sistema de drenagem deficiente, e pode resultar no aumento do nível de pequenos córregos e riachos. Além disso, há preocupação com possíveis deslizamentos de terra em encostas devido à previsão de mais chuva.
Nas demais regiões de Alagoas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, sem riscos associados.
É importante que os moradores das áreas afetadas fiquem atentos às informações e recomendações dos órgãos competentes, como a Defesa Civil e a SEMARH, visando a prevenção de possíveis incidentes decorrentes das chuvas.
Confira abaixo a lista das cidades afetadas:
- Atalaia
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Boca da Mata
- Branquinha
- Cajueiro
- Campestre
- Campo Alegre
- Capela
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Coruripe
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Japaratinga
- Jequiá da Praia
- Joaquim Gomes
- Jundiá
- Maceió
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Maribondo
- Matriz de Camaragibe
- Messias
- Murici
- Novo Lino
- Paripueira
- Passo de Camaragibe
- Pilar
- Porto Calvo
- Porto de Pedras
- Rio Largo
- Roteiro
- Santa Luzia do Norte
- São José da Laje
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- Satuba
- Teotônio Vilela
- União dos Palmares
- Viçosa