A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, na quarta-feira, dia 14, no Centro da capital, um motel que apresentava insalubridade generalizada, péssimas condições de higiene, presença de baratas, uso de saneantes clandestinos e equipamentos danificados.
Na ocasião, também foram detectadas outras irregularidades sanitárias, com destaque para a presença de colchões, travesseiros e roupas de cama sem condições de uso; presença de mofo e infiltrações nas paredes e teto; e lavanderia improvisada, em desacordo com a legislação vigente.
“Ao chegarmos no local, nos deparamos com um ambiente insalubre e totalmente fora dos padrões sanitários. Nosso dever é assegurar a saúde da população, e um local nesse estado pode causar riscos à saúde de quem frequenta o estabelecimento. Por isso tivemos que interditá-lo, pois não havia condições de permanecer funcionando”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Com a interdição, o proprietário foi autuado e responderá a processo administrativo, que poderá culminar na penalidade de multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. O estabelecimento tem até 90 dias para se adequar às normas sanitárias e voltar ao seu funcionamento normal.
Denúncia
Os canais de denúncia da Vigilância Sanitária são pelo WhatsApp (82) 8752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. As denúncias também podem ser realizadas pelo 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante. Para registrar alguma irregularidade sanitária, é imprescindível informar o motivo da reclamação; nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.