Um incidente trágico ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, envolvendo uma paciente de 73 anos que deveria passar por uma cirurgia para corrigir uma fratura no tornozelo.
Um erro da equipe médica responsável pelo procedimento, acabou com a amputação (acima do joelho), da paciente. Os nomes dos membros da equipe médica envolvidos foram mantidos em sigilo, e uma sindicância foi aberta para investigar o incidente e determinar como o erro ocorreu.
De acordo com dados divulgados em nota pelo próprio hospital, a paciente, identificada como Maria José, estava internada no hospital desde o dia 19, aguardando a cirurgia.
A família da paciente, extremamente abalada, cobra esclarecimentos das autoridades de saúde. Uma irmã da vítima descreveu a idosa como uma pessoa ativa e independente e relatou que a família depende de hospitais públicos, mas que agora tem dificuldades em confiar nesses serviços.
O diretor do hospital afirmou que o caso foi uma violação do protocolo de segurança do hospital e que a equipe médica responsável pela cirurgia foi afastada.
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), emitiu uma nota lamentando profundamente o ocorrido e informando que está prestando assistência à paciente e à família. Infelizmente, o dano é irreparável, e a equipe está trabalhando para minimizar o que ocorreu com idosa e evitar que casos como esse volte a acontecer.