Para incentivar o letramento geográfico junto à comunidade escolar alagoana, o IBGE Alagoas está lançando o Projeto “IBGE Educa em Alagoas 2023”, voltado para alunos e professores das escolas públicas e privadas, utilizando os conteúdos paradidáticos do site educa.ibge.gov.br.
As atividades presenciais nas escolas são realizadas mediante prévio agendamento e conta com a participação de professores, alunos e servidores do IBGE. O projeto oferece várias opções para serem trabalhadas em sala de aula pelos professores, englobando todos os níveis da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio), tudo de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei Nº 9.394, de 20/12/1996). A partir das informações produzidas pelo IBGE, o projeto disponibiliza variados recursos didáticos virtuais para serem utilizados na sala de aula, tais como vídeos, mapas, gráficos, jogos interativos e materiais explicativos que são projetados e interagidos com os alunos. Os temas são variados como, por exemplo, fauna em extinção, mapas de caça ao tesouro, tipos de clima no Brasil, biomas, leitura de dados, densidade demográfica, cobertura e uso da terra, dentre outros.
Em 2022 foram beneficiadas 40 escolas pelo Projeto IBGE Educa em Alagoas, sendo realizadas 87 apresentações presenciais para 2.367 alunos e professores. Para este ano, o IBGE espera atender um público maior, inclusive com atividades em escolas do interior do estado.
Para Rosely Frazão, coordenadora pedagógica do Colégio Santíssimo Sacramento – uma das escolas recentemente beneficiadas pelo projeto, “interagir com a plataforma IBGE Educa é acessar toda a potencialidade do Brasil em cliques… é conhecimento real na palma da mão dos estudantes”. Já Cláudia Saldanha, uma das servidoras do IBGE que realizam as atividades, destaca que “o projeto traz uma motivação para nós ao vermos a felicidade estampada no rosto das crianças que aprendem brincando sobre os dados do território brasileiro”. Este ano o lançamento do projeto ocorrerá a partir de atividades que estão programadas no Lar São Domingos para os dias 4 e 5 de abril.
De fato, as repercussões têm sido bastante favoráveis à ampliação de escolas atendidas pelo IBGE Educa em Alagoas. Nesse sentido, o Superintendente do IBGE em Alagoas Alcides Tenório Júnior pontua que “o IBGE Educa é dos projetos mais relevantes e interessantes da nossa Fundação”. Para ele, “estamos dando atenção especial, visando contribuir com a formação de qualidade dos nossos jovens e crianças, ajudando a atrair atenção para a relevância da estatística e da geografia na vida de todos nós”.
Equipamentos e condições necessárias
Para a realização das atividades, faz-se necessário que a escola disponha de acesso à internet, projetor e microcomputador em sala de aula ou auditório.
Agendamento
Em 2023, o IBGE está ofertando para as escolas, gratuitamente, o agendamento de atividades presenciais em sala de aula com alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental 1. Essas atividades são conduzidas por servidores do IBGE junto com docentes designados pela escola, utilizando o material didático disponibilizado pelo site.
As atividades podem ser agendadas para o período de abril a junho de 2023, de 2ª a 6ª feira. O número de alunos por atividade deve ser de no máximo 30 participantes, sendo possível agendar mais de uma atividade na escola, limitado a 1 (uma) apresentação por turno (manhã ou tarde).
Para agendamento e maiores informações sobre o IBGE Educa basta a escola interessada enviar e-mail para [email protected] .