No final de semana das prévias carnavalescas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, prestou assistência a 284 pessoas, sendo 23 que sofreram agressão. Também foram atendidas 50 pessoas que se feriram em acidentes de trânsito, 62 em acidentes casuais, duas em acidentes de trabalho, uma que se queimou e 146 que apresentaram casos clínicos.
A maior unidade hospitalar do Estado concedeu 148 altas, realizou 68 internações, fez 25 transferências e operou 37 pacientes. Para Rodrigo Melo, diretor médico e ortopedista do HGE, o aumento de agressões já era previsto pela gestão. “Com a diminuição dos números da Pandemia da Covid-19 e a volta dos eventos pré-carnavalescos, nós que trabalhamos com emergência já nos preparávamos para o possível aumento nos atendimentos. Neste final de semana ele foi evidenciado nas pessoas que sofreram agressões mas, poderia ser em qualquer área que os pacientes seriam assistidos a contento”, referiu o médico.
Ele ressaltou que do total de pacientes atendidos em razão de agressões, 15 deram entrada devido a envolvimento em brigas, sete foram atingidas por projéteis de arma de fogo e uma por arma branca. O universitário P.A.S., de 23 anos, foi um dos pacientes atendidos no HGE em razão de agressões corporais. Ele se envolveu em uma briga na tarde de sábado (11) na Orla de Maceió.
“Eu tinha bebido um pouco além da conta, daí, por um motivo bobo discuti com outro rapaz e ele me acertou com uma garrafa. Foi uma tolice, pura insensatez! Acabei, não só com a minha diversão, mas de todos que comigo estavam e correram para o HGE junto, preocupados”, contou o estudante.
Rodrigo Melo alertou aos foliões que fiquem atentos ao consumo de bebidas alcoólicas e outros entorpecentes. “Em geral, estes são os principais fatores que desencadeiam agressões, assim como acidentes, principalmente os de trânsito, vamos se divertir com consciência”, acrescentou o médico.
Hospital de Emergência do Agreste
Durante o final de semana das prévias carnavalescas, os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 109 feridos em acidentes de trânsito. Deste total, 76 sofreram acidentes envolvendo motocicletas. Os registros foram realizados nos plantões de sábado (11) e domingo (12).
Ao todo, foram acolhidas 390 pessoas no Hospital de Emergência do Agreste. Também deram entrada 29 pessoas por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou narina ou ainda na garganta.
Foram atendidos 14 casos de pessoas que sofreram agressões, seja por arma branca, de fogo ou corporal. Por causa de picada de escorpião, nove pessoas foram acolhidas no HEA e quatro por mordida de cachorro.
Também foram atendidas 23 pessoas por queda de altura. Durante o plantão do final de semana, foram realizados cinco procedimentos cirúrgicos.