As mulheres possuem um hábito peculiar: a grande maioria lava suas calcinhas no banheiro. Tido como um hábito mais higiênico, por não misturar a roupa íntima a outras roupas, é também mais prático, mas nem sempre é bom para a saúde.
Segundo o UOL, shampoo ou sabonete não limpam a roupa com eficácia e também podem causar corrimento, coceira e até queimaduras, uma vez que não foram feitos para entrar em contato com as partes íntimas.Outro processo que pode causar problemas é deixar a roupa secando no próprio banheiro, uma vez que o ambiente é muito úmido. Deixar a lingerie úmida em ambiente úmido e sujo é um convite para fungos e, consequentemente, corrimento, diz o site.
Para que a limpeza seja feita com eficácia, o ideal é usar um sabonete neutro e deixar a lingerie secando em local arejado, de preferência com sol, afirmam a ginecologista Bárbara Murayama e o urologista Rodrigo Cividanes, do Hospital 9 de Julho, e o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Por fim, passar o forro com ferro ajuda a eliminar qualquer bactéria persistente.