O estado de Alagoas tem novo governador. Foi eleito hoje (15) Paulo Dantas, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. O mandato tampão de Dantas se encerra em 31 de dezembro. O vice-governador eleito é José Wanderley. Dantas é deputado estadual e Wanderley é médico. Ambos são do MDB, partido do último a ocupar o posto, Renan Filho. A chapa emedebista recebeu 21 votos dos 27 possíveis.
Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em administração e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médico cardiologista e já exerceu o cargo de vice-governador do Estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho.
Veja como votou cada parlamentar:
- Marcelo Victor (MDB) – chapa 8
- Galba Novaes (MDB) – chapa 8
- Yvan Beltrão (MDB) – chapa 8
- Francisco Tenório (PP) – chapa 8
- Paulo Dantas (MDB)- chapa 8
- Marcos Barbosa (Avante) – chapa 8
- Bruno Toledo (MDB) – chapa 8
- Ângela Garrote (PP) – chapa 8
- Antônio Albuquerque (Republicanos) – branco
- Breno Albuquerque (MDB) – chapa 8
- Cabo Bebeto (PL) – chapa 2
- Cibele Moura (MDB) – chapa 8
- Davi Maia (União) – chapa 6
- Dudu Ronalsa (MDB) – chapa 8
- Fátima Canuto (MDB) – chapa 8
- Flávia Cavalcante (MDB) – chapa 8
- Gilvan Barros Filho (MDB) – chapa 8
- Inácio Loiola (MDB) – chapa 8
- Jairzinho Lira (PSD) – chapa 8
- Jo Pereira (PSDB) – chapa 7
- Léo Loureiro (PP) – chapa 8
- Ricardo Nezinho (MDB) – chapa 8
- Ronaldo Medeiros (PT) – chapa 8
- Silvio Camelo (PV) – chapa 8
- Tarcizo Freire (PP) – chapa 8
Os deputados Davi Davino Filho (PP) e Olavo Calheiros (MDB) não compareceram à sessão.
Eleição indireta
A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.
Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca. O primeiro na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB). No entanto, ele preferiu não assumir o governo do estado, porque ficaria impedido de concorrer à reeleição, e convocou as eleições indiretas.
Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente. O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).
Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidaturas.