Os sintomas de prisão de ventre costumam causar bastante desconforto e são mais comuns de acontecer em pessoas que possuem alimentação pobre em fibras, consomem pouca água durante o dia e não praticam atividade física de forma regular. Além disso, os sintomas de prisão de ventre surgem com mais frequência em mulheres e pessoas mais velhas, assim como em pessoas que possuem alterações hormonais. Os principais sintomas de prisão de ventre são:
- Muito esforço para evacuar;
- Cocô muito duro e seco;
- Fezes que provocam sangramento ao sair;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Dor e desconforto abdominal constante;
- Sensação de excesso de gases;
- Inchaço da barriga;
- Mal humor e irritabilidade fácil;
- Mal-estar geral.
Além disso, algumas pessoas também podem apresentar uma dor, tipo pontada, na região do peito, que acontece devido ao acúmulo de gases e aumento da pressão no intestino, que acabam empurrando os outros órgãos da região abdominal. Pelo fato das evacuações serem difíceis e, muitas vezes, dolorosas, é comum que pessoas que possuem prisão de ventre prolongada também apresentem fissuras anais ou hemorroidas.
O que causa a prisão de ventre
A prisão de ventre é na maioria dos casos resultado da alimentação pobre em fibras e água, o que faz com que as fezes fiquem ressecadas e densas, de forma que a sua passagem pelo sistema digestivo fica mais complicado, permanecendo mais tempo no trato intestinal. Além disso, a falta de atividade física também pode interferir nos movimentos intestinais, favorecendo a prisão de ventre.
Alguns fatores psicológicos, como estresse ou depressão, por exemplo, também podem interferir negativamente sobre o intestino e causar a prisão de ventre. Em alguns casos, a prisão de ventre pode ser também sinal de doenças mais graves, como o câncer de intestino, sendo notada, nesses casos, a presença de fezes escuras ou com sangue, perda de peso sem causa aparente e cansaço frequente.
Como aliviar
Para aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre é importante adotar hábitos que ajudem a melhorar o trânsito intestinal, promovendo a eliminação das fezes. Assim, é interessante:
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, farinhas e cereais integrais;
- Aumentar o consumo de água durante o dia;
- Praticar atividade física regularmente;
- Consumir mais gorduras boas, como abacate, óleo de coco e azeite, por exemplo;
- Consumir alimentos probióticos, como iogurte natural.
Além disso, também é importante ir ao banheiro sempre que sentir vontade e sentar na posição correta para facilitar a passagem das fezes pelo intestino e não cause incômodos.