O Score de Crédito é uma pontuação muito importante, para os consumidores que buscam por algum tipo de crédito financeiro, seja um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Assim, quanto maior a pontuação do Score em que são evidenciados os hábitos do consumidor frente aos pagamentos e a relação com o mercado de crédito, mais fácil ficar de obter crédito.
Como consequência, muitas pessoas acabam procurando dicas que podem fazer com que a pontuação de crédito suba, e uma das mais comentadas diz respeito a colocar o CPF na nota de uma compra, afinal, conforme pensamento, quanto mais o CPF aparece em compras, mais o Score pode aumentar, contudo, não é bem assim.
CPF na nota aumenta o Score?
Existem muitos mitos quanto a pontuação do Score de Crédito e que, na verdade, nada ajudam os consumidores que tentam muitas vezes essas alternativas e não veem mudanças.
Com relação a aumentar a pontuação do Score por colocar o CPF na nota, saiba que este é outro mito, pois, o procedimento não está incluído nos cálculos de Score, ou seja, se não faz parte de como os órgãos de proteção ao crédito calculam a pontuação, essa opção acaba sendo feita totalmente sem necessidade.
Então, para entender o que é realmente utilizado para cálculo da pontuação do Score temos os seguintes itens:
- Cadastro Positivo (nada mais é do que o histórico de bom pagador, ou seja, basta pagar as contas em dia);
- Negativações (as dívidas pagas e as ativas no CPF do consumidor)
- O número de consultas ao CPF por outras empresas
- Crédito (comprometimento da renda x o quanto de crédito o consumidor já utiliza)
- Pagamentos (se os pagamentos de contas estão ou não em dia)
Como consigo aumentar meu Score?
Não existe uma receita mágica que faça com que a pontuação do Score suba rapidamente, normalmente a pontuação vai subindo conforme o consumidor vai tendo boas relações com instituições financeiras, com o pagamento de contas em dias e a atenção especial para não atrasar contas que podem levar a negativação indevida do CPF.
Assim, o consumidor deve se atentar a três simples passos, sendo eles:
- Evite a negativação do nome (mesmo que por esquecimento de pagar uma conta);
- Mantenha os dados atualizados (em órgãos de proteção ao crédito como a Serasa é possível atualizar os dados financeiros);
- Pague todas as suas contas em dia.