A dor de cabeça é muito comum e normalmente acontece devido a situações simples como excesso de estresse, estar fazendo uma alimentação errada ou consumir muitos alimentos estimulantes, como coca-cola, chá preto e café, por exemplo.
Alguns chás como a camomila, o boldo ou o gengibre são boas opções naturais para aliviar a dor de cabeça, evitando o uso de remédios de farmácia como o paracetamol, por exemplo, que em excesso podem intoxicar o fígado. Além dos chás, existem outras formas que melhoram os sintomas da dor de cabeça, como uma alimentação balanceada e ter boas noites de sono.
Estas sugestões de chás não devem substituir o uso de medicamentos prescritos pelo médico, sendo apenas um complemento ao tratamento da dor de cabeça. Se a dor for muito forte ou frequente, é importante consultar um neurologista para que avaliar as possíveis causas da dor de cabeça e prescrever o melhor tratamento.
1. Chá de camomila
Um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça é o chá de camomila, por ter um efeito calmante e relaxante no organismo.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de flores de camomila frescas ou desidratadas;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Acrescentar as flores da camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Após, retirar as flores da água. Deixar amornar e beber a seguir. Pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia ou assim que a dor de cabeça começar.
O chá de camomila é seguro e pode ser ingerido até mesmo por mulheres grávidas e crianças.
2. Chá de boldo
O boldo é uma planta que ajuda a diminuir a dor de cabeça porque limpa o fígado intoxicado, que é uma das causas mais comuns de dor de cabeça.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá de folhas frescas de boldo picadas.
Modo de preparo:
Colocar 1 xícara de água para ferver e depois desligar o fogo. Acrescentar 1 colher de folhas de boldo. Tampar, esperar esfriar, coar e adoçar à gosto. Esse chá pode ser tomado 2 vezes ao dia para aliviar os sintomas da dor de cabeça.
O chá de boldo não deve ser utilizado por pessoas com doenças no fígado, como hepatites e câncer de fígado, e durante a gravidez.
3. Chá de orégano
Além de ser usado no preparo de comidas, essa erva também tem propriedades calmantes que ajudam a diminuir a dor de cabeça.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas ou flores de orégano fresco ou seco;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar o orégano na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar esfriar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Apesar de não existir contraindicação para a ingestão do chá de orégano, é importante não ultrapassar a quantidade máxima recomendada de 3 xícaras diárias.
4. Chá de hortelã
Tomar um chá de hortelã é infalível para acabar com a dor de cabeça comum, pois a erva diminui as dores e tem propriedades calmantes.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de menta fresca picada;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar as folhas da hortelã em uma xícara com a água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. Após esfriar, coar o chá e beber a seguir. Pode beber 1 xícara do chá de 2 a 4 vezes por dia.
A hortelã não é indicada durante a amamentação, em casos de inflamações no estômago, na presença de cálculos biliares ou em doenças graves no fígado. A erva também deve ser evitada em crianças com menos de 2 anos de idade.
5. Chá de lavanda
O chá de flores de lavanda é um remédio caseiro que pode ser usado para a dor de cabeça, pois possui propriedades calmantes que permitem combater a dor de cabeça, especialmente quando causada por tensões ou estresse.
Ingredientes:
- 30 g de flores de lavanda picadas;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar. Coar e beber.
O chá de lavanda não deve ser consumido por mulheres gestantes e crianças.
6. Chá de valeriana
A valeriana é uma planta que tem propriedades que relaxam os músculos, aliviando as dores em geral e as partes usadas para o preparo de chás são as raízes e o caule.
Ingredientes:
- 1 a 3 g da raiz de valeriana seca;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Ferver a xícara de água e acrescentar a raiz de valeriana. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar. Após, coar e beber até 3 xícaras por dia.
Apesar dos benefícios da valeriana, esse chá deve ser evitado por mulheres grávidas e amamentando e crianças menores de 12 anos de idade.
7. Chá de gengibre
O gengibre é composto por nutrientes antioxidantes que diminuem as inflamações que podem causar dores, sendo ótimo para aliviar a dor de cabeça.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de raiz de gengibre picado;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Adicionar o gengibre picado em uma panela com a xícara de água e deixar ferver durante 5 minutos. Após esfriar, coar e adoçar a gosto. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.
Ainda não é confirmado que o chá de gengibre seja seguro para mulheres que estão grávidas ou amamentando, por isso deve ser evitado nestes grupos.