Ministério das Comunicações (MCom) informou, na quarta-feira (22), a instalação de infraestrutura para o 5G em mais 195 cidades de 21 estados do Brasil. Quatro cidades de Alagoas estão na lista: São Miguel dos Campos, Arapiraca, Roteiro e São Miguel dos Milares. A decisão começa a valer a partir de segunda-feira, dia 27.
A instalação de infraestrutura para o 5G vai chegar para mais 195 cidades, em 21 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço.
A liberação ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) integra a grupo.
Nesta nova leva, o São Paulo tem a maior quantidade de liberações, com 66 municípios. Na sequência está Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (17) e Bahia (12), seguida do Mato Grosso (11), Goiás (10), Paraná (8), Tocantins (8), Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (7), Pará (6), Alagoas (4), Ceará (3), Pernambuco (3), Rondônia (3), Mato Grosso do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Maranhão (1), Espírito Santo (1) e Amazonas (1). Veja a lista completa: Confira a lista completa com os municípios contemplados
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.